A Expolixa “é uma aposta ganha” e vai manter-se na agenda anual

Data

 

A Câmara de Felgueiras, a União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim e a Cooplixa estão de acordo que a revitalização da Expolixa “é uma aposta ganha”, por isso, defendem que o certame se deve manter no calendário anual de atividades da Lixa.

A 20ª edição da Expolixa decorreu em junho, ao invés de ter lugar em agosto, como tem sido habitual, mas a mudança “foi positiva”, disse o presidente da União de Freguesias, José António Guimarães.

“A Expolixa é um cartão de visita da Lixa, sem dúvida, que queremos manter com o nosso principal parceiro, o Município de Felgueiras”, referiu o autarca.

A Expolixa decorreu na Praça do Comércio, na cidade da Lixa

“Foi sem dúvida uma aposta ganha e sem a Expolixa seria difícil que os expositores tivessem a oportunidade de mostrar o que fazem, daí que vamos fazer tudo para a manter, apesar das limitações e dificuldades financeiras”, explicou Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal.

Sérgio David, dirigente da Cooplixa, classifica a Expolixa como “um momento muito importante de apresentação de várias potencialidades, entre as quais os bordados da Lixa”.

A Cooplixa tem como finalidade manter viva a tradição do famoso Bordado da Lixa, desenvolvendo ações de formação e participando em certames nacionais de artesanto.

Mais de meia centena de expositores

Na edição de 2022 da Expolixa, participaram 55 expositores de várias regiões do país.

Desde a famosa camisola poveira, até aos bordados de filé, sem esquecer os bordados da Lixa, artesãos mostraram o que valem durante os três dias do evento. Além disso, houve animação com concertos musicais e outras atividades que contribuíram para chamar muita gente à Praça do Comércio, na Lixa.

A Expolixa foi retomada em 2018 depois de muitos anos de interregno.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Lara Costa com honrosa participação nos Europeus de Corta-Mato

Lara Costa destacou-se num honroso 15º lugar, nos Europeus de Corta-Mato. A corredora de Felgueiras, em...

Carro galgou rotunda em Várzea

Um automóvel ligeiro galgou a "rotunda da Telheira" em Várzea, Felgueiras. A viatura "subiu" a rotunda ao início da...

Dérbi local: Sendim goleia Várzea B

O Sendim goleou o Várzea B por 5-0 este sábado. A equipa sendinense construiu o triunfo folgado no...

Francisca Martins bateu recorde nacional dos 200 metros livres

Francisca Martins bateu este sábado o recorde nacional na meia final dos 200 livres. A nadadora felgueirense terminou...