Plano para a Igualdade e não Discriminação apresentado em Felgueiras

Data

 

Este plano tem como objetivo promover a igualdade entre mulheres e homens. A Ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, participou remotamente na apresentação. Nuno Fonseca disse que Felgueiras é exemplo nesta matéria, apesar de haver ainda um caminho a percorrer.

Nuno Fonseca. presidente da Câmara

Promover a igualdade entre homens e mulheres é o objetivo central do Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação que foi apresentado esta segunda-feira.

A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, participou remotamente na apresentação do documento que considerou importante, aproveitando para elogiar o Município de Felgueiras pelo trabalho que considerou “muito positivo” no combate à desigualdade.

Ana Catarina Mendes disse ainda que este plano “é dirigido às mulheres que continuam a reclamar ter voz”, defendendo que “quando as mulheres tiverem o mesmo peso nos lugares de decisão, a sociedade ganhará com isso”.

Ministra Ana Catarina Mendes

“Temos de escolher os melhores entre 100% da população e não apenas em 50%”, referiu numa alusão ao facto de os homens ocuparem, em maior percentagem, lugares de decisão na política e na economia”, acrescentou a governante.

A Ministra destacou ainda o papel nesta área das autarquias sobretudo “pela proximidade” e também “pela experiência e conhecimento”.

Apresentação do Plano

“Há ainda um longo caminho a percorrer pela igualdade”, conclui.

Para Nuno Fonseca, Felgueiras tem dado passos seguros para a igualdade. “Fomos o primeiro Município do Tâmega e Sousa a ser reconhecido com o Prémio Viver em Igualdade, fruto do nosso trabalho abrangente nesta área, e temos feito ainda um trabalho no sentido da igualdade em vários domínios. Além disso, temos desenvolvido ações concretas e positivas, em articulação com a equipa de vereadores, no sentido de não existir discriminação, nomeadamente nas acessibilidades”, disse o autarca.

“Sabemos que há ainda mais trabalho a fazer, mas já demos o pontapé de saída para atingirmos o objetivo final”, rematou.

Autarcas e representantes de instituições presentes
Aspeto do auditório

O Plano para a Igualdade, conta com várias entidades parceiras, e tem vários “eixos estratégicos” que envolvem várias entidades, iniciativas e ações concretas em quatro anos.

Momento da apresentação

Refira-se que foi igualmente apresentado o projeto Yes, Igualdade que tem como objetivo promover a participação pública e política de jovens raparigas.

O projeto Yes Igualdade tem percorrido as escolas do concelho com sessões formativas.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico do Porto, apresentou os resultados do estudo preliminar desenvolvido no âmbito do projeto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Felgueiras perde teste diante do Braga

O Felgueiras perdeu por 2-1 com o Braga B, na Cidade Desportiva de Braga, em jogo treino disputado...

Participação de Falecimento

Faleceu aos 89 Anos de idade D. Maria de Jesus da Fonseca Lemos (Viúva de João José de Oliveira) Natural de...

“Com a idade que tenho nunca vi um convívio assim”

A iniciativa, organizado pelo Grupo Sócio-Caritativo das Paróquias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, registou...

Pinheiro em festa cinco dias para celebrar Nossa Senhora da Aparecida

As festividades em honra de Nossa Senhora da Aparecida, em Pinheiro, vão decorrer de 11 a 15 de...