Plano para a Igualdade e não Discriminação apresentado em Felgueiras

Data

 

Este plano tem como objetivo promover a igualdade entre mulheres e homens. A Ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, participou remotamente na apresentação. Nuno Fonseca disse que Felgueiras é exemplo nesta matéria, apesar de haver ainda um caminho a percorrer.

Nuno Fonseca. presidente da Câmara

Promover a igualdade entre homens e mulheres é o objetivo central do Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação que foi apresentado esta segunda-feira.

A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, participou remotamente na apresentação do documento que considerou importante, aproveitando para elogiar o Município de Felgueiras pelo trabalho que considerou “muito positivo” no combate à desigualdade.

Ana Catarina Mendes disse ainda que este plano “é dirigido às mulheres que continuam a reclamar ter voz”, defendendo que “quando as mulheres tiverem o mesmo peso nos lugares de decisão, a sociedade ganhará com isso”.

Ministra Ana Catarina Mendes

“Temos de escolher os melhores entre 100% da população e não apenas em 50%”, referiu numa alusão ao facto de os homens ocuparem, em maior percentagem, lugares de decisão na política e na economia”, acrescentou a governante.

A Ministra destacou ainda o papel nesta área das autarquias sobretudo “pela proximidade” e também “pela experiência e conhecimento”.

Apresentação do Plano

“Há ainda um longo caminho a percorrer pela igualdade”, conclui.

Para Nuno Fonseca, Felgueiras tem dado passos seguros para a igualdade. “Fomos o primeiro Município do Tâmega e Sousa a ser reconhecido com o Prémio Viver em Igualdade, fruto do nosso trabalho abrangente nesta área, e temos feito ainda um trabalho no sentido da igualdade em vários domínios. Além disso, temos desenvolvido ações concretas e positivas, em articulação com a equipa de vereadores, no sentido de não existir discriminação, nomeadamente nas acessibilidades”, disse o autarca.

“Sabemos que há ainda mais trabalho a fazer, mas já demos o pontapé de saída para atingirmos o objetivo final”, rematou.

Autarcas e representantes de instituições presentes
Aspeto do auditório

O Plano para a Igualdade, conta com várias entidades parceiras, e tem vários “eixos estratégicos” que envolvem várias entidades, iniciativas e ações concretas em quatro anos.

Momento da apresentação

Refira-se que foi igualmente apresentado o projeto Yes, Igualdade que tem como objetivo promover a participação pública e política de jovens raparigas.

O projeto Yes Igualdade tem percorrido as escolas do concelho com sessões formativas.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico do Porto, apresentou os resultados do estudo preliminar desenvolvido no âmbito do projeto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Colisão entre moto e automóvel

Uma colisão, na Avenida da República, na Lixa, entre um motociclo e um automóvel provocou um ferido. O...

Santuário de Santa Quitéria renovado por dentro volta à atividade normal

O Santuário de Santa Quitéria, em Felgueiras, que esteve em obras de remodelação no seu interior, volta à...

A música encontra-se com o vinho na Cooperativa Agrícola de Felgueiras

O Ensemble Fonseca Moreira, do  Conservatório de Música de Felgueiras, vai apresentar esta sexta-feira, 21h30, na Cooperativa Agrícola...

Lixa em festa: hoje há bombos, dança e concerto da Banda bicentenária

PUB. A cidade da Lixa está em festa de hoje até domingo para assinalar o 29º aniversário da elevação...