Liga dos Amigos promete defender interesses dos 14 mil utentes da USF da Lixa

Data

 

Os cerca de 14 mil utentes da Unidade de Saúde Familiar Hygeia da Lixa e Serrinha, oriundos de várias freguesias, mesmo fora do concelho de Felgueiras, contam agora, com uma associação que promete defende-los.

A Liga dos Amigos da USF Hygeia foi apresentada publicamente, esta segunda-feira, na sua sede, em instalações provisórias, nas antigas Escolas Primárias de Vila Cova da Lixa.

Liga dos Amigos da USF Hygeia

Na presença da Vereadora com o Pelouro da Saúde, Rosa Maria Pinto, do presidente da União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, José António Guimarães, Emília Ribeiro, presidente da Liga dos Amigos começou por explicar a missão principal desta associação: “defender os interesses dos utentes”.

Dirigentes da Liga de Amigos

A responsável disse ainda que a Liga dos Amigos da USF Hygeia Lixa/Serrinha quer ser “parceira ativa para a melhoria da prestação de cuidados de saúde”, defendendo que “o objetivo é alargar o número de associados, adquirir uma viatura de transporte dos utentes que não tenham possibilidade de se deslocarem para atos clínicos, adquirir ajudas técnicas para auxiliar os utentes que precisarem e ter um funcionário para auxiliar os utentes no que for necessário”.

O presidente da Assembleia Geral, Carlos Lúcio Ribeiro de Magalhães, sublinhou a importância da criação de mais uma associação numa terra “de associativismo”, desejando que a Liga de Amigos “seja uma associação forte”.



Por sua vez, Rosa Maria Pinto, Vereadora com o Pelouro da Saúde na CM Felgueiras, frisou que “é bom existir uma associação que dê apoio aos utentes”, sublinhando que “o trabalho em rede entre todas as entidades é igualmente importante”.

Obras prontas dentro de um mês

Quanto às obras de ampliação da USF da Lixa devem estar concluídas dentro de um mês, garantiu a autarca, recordando que houve diversos atrasos motivados pela necessidade de se efetuarem intervenções ao nível da estrutura do edifício.

Já José António Guimarães, presidente da UF Vila Cova da Lixa e Borba de Godim foi peremptório ao afirmar que “sauda” o nascimento de mais uma associação na Lixa “terra forte em associações”, desta feita para contribuir “para o bem-estar das populações”.

Benvinda Ribeiro, Diretora de Enfermagem, que representou o diretor do ACES na cerimónia, deixou a garantia que a Liga de Amigos terá “todo o apoio” da parte daquela entidade que superintende na área da saúde na região.



DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

PSD quer que a justiça seja célere no caso que envolve presidente e dois vereadores

O PSD Felgueiras reagiu, em comunicado, à notícia do Jornal de Notícias que indica que o presidente da...

Francisca Martins na final do Europeu de Belgrado

Francisca Martins apurou-se esta segunda-feira para a final dos 800 livres no decorrer das eliminatórias do primeiro dia...

FC Lixa vence Torneio da Pedreira

Os Sub 11 do FC Lixa venceram o XIV Torneio “Escolinhas da Pedreira” que decorreu na Pedreira, Felgueiras. A...

José Veiga é o novo Chefe dos Escuteiros de Margaride

José Veiga é o novo Chefe do Agrupamento de Escuteiros de S. José de Margaride. Foi eleito...