“Levadas de Jugueiros” vão ser requalificadas para serem atração turística

Data

 

Investimento de cerca de 200 mil euros pretende fazer deste património ambiental uma das atrações turísticas do concelho de Felgueiras.

O esplendor da natureza em Jugueiros

As “Levadas de Jugueiros” vão ser requalificadas com o objetivo de as tornar uma atração turística concelhia.

A autarquia anunciou, no Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro, que vai avançar com uma intervenção que pretende “a preservação, valorização e fruição do património ambiental, histórico e cultural e a eficiência energética com o desenvolvimento turístico, contribuído para robustecer a oferta dos produtos turísticos Turismo de Natureza e Turismo Cultural e Paisagístico”.

As “Levadas de Jugueiros” resultado do facto de desde tempo remotos, o homem ter tirado partido da água como força motriz e fonte de irrigação, criando um complexo sistema de levadas, moinhos, e mais recentemente canais e centrais de produção de energia elétrica. 

Os rios Vizela, Ferro e Bugio, que passam em Jugueiros, foram em tempos uma fonte de prosperidade para as populações e hoje desenham na paisagem quadros de rara beleza.

Jugueiros tem vários elementos de grande beleza natural

Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, adiantou que “o Município de Felgueiras prossegue a sua visão estratégica, a sua missão e valores para o desenvolvimento sustentável do turismo”.

“É com muita satisfação que divulgamos, nesta data carregada de simbolismo (Dia Mundial do Turismo), que vai avançar para execução do projeto “Levadas de Jugueiros”, referiu.

A intervenção conta com uma comparticipação de 80%, de subsídio não reembolsável de 159.971,59 euros, num valor de investimento elegível de 199.964.49 euros.

Por seu turno, Joel Costa, Vereador com o Pelouro do Turismo, explicou o objetivo desta intervenção.

“Trata-se de um projeto que conjuga a preservação, valorização e fruição do património ambiental, histórico e cultural e a eficiência energética com o desenvolvimento turístico, contribuído para robustecer a oferta dos produtos turísticos Turismo de Natureza e Turismo Cultural e Paisagístico”, salientou.

Paisagens belas da freguesia de Jugueiros

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Largo da Igreja de Várzea vai ser transformado

A Câmara Municipal de Felgueiras anunciou esta terça-feira, dia das festividades de S. Jorge, em Várzea, o...

Participação de Falecimento

FUNERÁRIA SENRASRA. APARECIDA | LONGRA | FELGUEIRAS965 435 057 - 917 935 052

Bandas de Música de Felgueiras e da Lixa vão tocar o Hino de Felgueiras em conjunto

As comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 vão ter um momento especial: as...

Sendim doa receita do jogo para ajudar crianças com autismo

A receita de bilheteira do jogo Sendim-Vilarinho, marcado para 27 de abril, pelas 16 horas, no Campo da...