Felgueirense premiada com bolsas internacionais para investigar colesterol no cancro colorretal

Data

 

ANA LUÍSA MACHADO – FOTO: I3S Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto

A felgueirense Ana Luísa Machado foi premiada com duas bolsas internacionais para estagiar num prestigiado laboratório Cancer Immunogenomics da Universidade de Leiden, nos Países Baixos.

Estudante do Programa Doutoral em Biomedicina, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a fazer investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, foi distinguida com duas bolsas de investigação.

A FEBS Summer Fellowship, atribuída pela Federação Europeia das Sociedades de Bioquímica, e uma Short Term Fellowship, conferida pela EFIS, a Federação Europeia das Sociedades de Imunologia, que lhe permitirão estagiar durante quatro meses em Leiden, nos Países Baixos, para estudar a influência do colesterol no microambiente tumoral do cancro colorretal, avança a Universidade do Porto.

Segundo a UP, o trabalho de Ana Luísa Machado consiste em “estudar a influência do colesterol na modulação do microambiente imune do cancro colorretal através de uma abordagem bioinformática”.

A jovem investigadora vai tentar concluir este projeto validando os resultados numa coorte de cancro colorretal diferente, e “usufruindo da colaboração com experts na área da bioinformática aplicada à imunogenómica”.

Esta oportunidade é um “marco importante” no percurso científico de Ana Luísa Machado, uma vez que poderá “fazer trabalho de investigação num laboratório europeu de renome, com um ambiente estimulante e enriquecedor e num grupo de excelência na área da imunologia no contexto tumoral”, conclui a UP.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Felgueirense Teresa Rodrigues é bi-campeã nacional

Prova de bom nível garante a reconquista do título nacional. pub. A nadadora felgueirense Teresa Rodrigues, do Foca Quinta...

Retail Park na antiga Belcor: primeira pedra foi lançada

Investimento em curso vai mudar a "paisagem" naquela zona da cidade. A primeira pedra do futuro Retail Park...

Felgueiras vence em Amarante segundo teste da pré-época

O Felgueiras venceu em Amarante por 4-2 no segundo jogo de preparação. O teste foi positivo para a equipa...

Comemorações dos 34 anos da cidade de Felgueiras e da Vila de Barrosas

As comemorações oficiais dos 34 anos da elevação de Felgueiras a cidade e da Vila de Barrosas a...