“Estou a concretizar um sonho”

Data

 

O felgueirense Hélio Fonseca integra a equipa técnica da Seleção de Angola que inicia a sua participação no CAN – Campeonato das Nações Africanas, esta segunda-feira.

Foi contratado para ser Analista, tendo como funções a observação dos adversários, bem como análise da própria equipa. Confessa estar a viver um sonho…

Leia a entrevista.

HÉLIO FONSECA

Como surgiu a oportunidade de integrar a equipa técnica da seleção angolana?

A oportunidade surgiu através de um convite endereçado pelo selecionador nacional Angolano, Pedro Soares Gonçalves, o qual já conhecia o meu percurso e as minhas competências, pois coincidiu a nossa passagem no CD 1º de Agosto, em Angola.

O que significa para si?

É uma etapa muito importante na minha vida profissional, pois sempre quis fazer carreira no futebol e estando numa seleção nacional, a representar um país enorme como Angola, a visibilidade é muita, pois já participei num CHAN e após fazer grande parte da qualificação estou agora a participar numa das maiores competições do mundo de seleções, que é o CAN, Campeonato Africano das Nações.

Além de tudo o anteriormente referido, é um enorme orgulho representar Angola, pela forte ligação que tenho ao país, devido aos anos que lá vivi e por tudo o que lá passei, por tanto que Angola me deu e que sempre tentei retribuir com o meu empenho e dedicação ao Futebol.

Pub.

Em concreto quais são as suas tarefas?

As minhas tarefas na Seleção de Angola são muito abrangentes. Fui contratado como Analista / Scout, tendo como funções a observação dos adversários, bem como análise da própria equipa (mais da responsabilidade do treinador-adjunto), além disso faço a recolha dos dados do treino, bem como a sua análise, para posterior apresentação aos jogadores de situações a reforçar ou corrigir. Sou também responsável pela observação de jogadores, tal como todos os elementos da equipa técnica, quer através da visualização vídeo ou sempre que possível, presencial nos estádios, efetuando posteriormente os relatórios para avaliação por parte do Selecionador Nacional para a escolha dos jogadores.

Há quanto tempo está em Angola?

Estive a viver em Angola, onde desempenhava as funções de treinador do futebol de formação no CD 1º de Agosto entre 2015 e 2020.

Após um regresso a Portugal, tive o convite para representar a seleção AA de Angola, com contrato até ao término do Campeonato Africano das Nações que se realiza Janeiro/Fevereiro de 2024 na Costa do Marfim.

Que clubes ou funções teve até agora em clubes em Angola?


Em Angola,representei o Clube Desportivo Primeiro de Agosto entre 2015 e 2020, sendo em 2015 treinador e coordenador técnico dos benjamins, 2016 e 2017 treinador e coordenador técnico dos Infantis e entre 2018 e 2020 treinador dos iniciados e coordenador técnico dos escalões de benjamins, infantis e iniciados. Em Janeiro de 2023 fui contratado como analista da Federação Angolana de Futebol, onde trabalho até aos dias de hoje na Seleção de Honras.

Pub.

Como está a ser a experiência?

Está a ser uma experiência fantástica, apesar das diversas dificuldades que vão surgindo. Está a ser enriquecedor trabalhar com jogadores de alto gabarito, que jogam em bons campeonatos de diversos continentes, bem como trabalhar com diversos elementos da equipa técnica que, com a sua competência, me ajudam a evoluir no futebol profissional.

Destaco as diversas realidades com as quais tenho deparado, com viagens por diversos países de Africa e Ásia, lidando com inúmeras pessoas e culturas, destacando algumas como participação no CHAN na Argélia com excelentes condições de trabalho, estádios fantásticos e a participação dos melhores jogadores a jogar em África, outra experiência inesquecível foi no Gana com o estádio completamente a abarrotar com adeptos a cantar e dançar durante todo o jogo. Vários momentos que recordo pelos diversos países por onde passei, como os Camarões, Maurícias, Cabo Verde, Irão, Dubai, entre outros, e que culmina com a atual participação no CAN da Costa do Marfim.

Objetivos para o futuro?

Tenho sonhos e ambições, mas o que posso definir como os meus principais objetivos é aquilo que eu posso controlar, assim sendo, tento superar-me diariamente, evoluir a cada dia, e ser feliz naquilo que faço.

Expectativas para o CAN?

Angola está inserida no Grupo D, com seleções poderosas em África como a Argélia, a Burquina Faso e a Mauritânia que é uma seleção em crescimento, mas nós também temos as nossas valências, acreditando muito nos jogadores e no trabalho que nós, equipa técnica, temos feito com eles.
O selecionador Nacional, definiu como lema para esta competição ‘fazer o que ainda não foi feito’. DesTa forma, é nossa ambição conseguir coisas boas para a nação angolana.

Pub.

Esta é a nona participação de Angola num CAN, tendo como recorde a chegada aos quartos de final, nunca foi conseguido a conquista de duas vitórias num CAN, nunca se ganhou um jogo numa fase a eliminar, desse modo, abordando com importância máxima cada jogo, tentaremos chegar o mais longe possível, sabendo que há seleções muito fortes onde jogam alguns dos melhores jogadores do mundo.

E o que representa para si estar numa competição desse nível?

Desde criança que tenho o gosto pelo futebol e acompanho as diversas competições a nível mundial, onde o CAN não era exceção. Poder estar presente numa das competições mais importantes do mundo ao nível das seleções é, para mim, o concretizar de um sonho.

Espero que consigamos coisas boas neste CAN e que possa sair valorizado desta competição. O que posso garantir, é que vou dar sempre o meu máximo, aproveitar todos os momentos para evoluir e ajudar a que todos evoluam comigo. É um enorme orgulho estar aqui.

Pub.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Felgueiras vence Lourosa com exibição de gala

Vitória espetacular do Felgueiras diante de um adversário direto na luta pela promoção em jogo da 11ª jornada...

Longra organiza 26º festival de folclore e comemora 30 anos do Rancho Infantil

O 26º Festival de Folclore Vila da Longra vai decorrer no dia 5 de maio, na Escola do...

Participação de Falecimento

Manuel da Costa Moreira Faleceu aos 65 Anos Residente :Rua da Bela Vista, Lagares-Felgueiras Funeral : Realiza se na Igreja Paroquial...