Escuteiros de Margaride e de Santão fizeram a travessia da Serra do Marão

Data

 

Escuteiros

Os Agrupamentos de Escuteiros de Margaride e de Santão participaram na III Travessia do Marão, que contou com a participação de 70 pioneiros, acompanhados de 16 dirigentes, provenientes de vários agrupamentos da região.

O desafio proposto pelo Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante era fazer, em autonomia, de mochila às costas, a travessia da Serra do Marão. Destinado à secção de pioneiros, que compreende jovens entre os 14 e os 18 anos, a aventura da edição deste ano da Travessia do Marão, cujo imaginário proposto nos remetia para os descobrimentos, foi percorrer, ao longo de dois dias, cerca de 36 quilómetros atravessando a Serra do Marão.

Assim, e depois de feito o acolhimento, no Salão Paroquial de Amarante, os jovens escuteiros, acompanhados dos seus dirigentes, saíram, já noite longa, para o primeiro raide noturno.

“Divididos em quatro grupos, em autonomia, com apoio do mapa e bússola para orientar no destino a seguir, inspirados, no imaginário da ousadia dos descobrimentos, pelos corajosos navegadores Bartolomeu Dias, Fernão Magalhães, Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama, os jovens escuteiros lá se embrenharam na serra”, informou fonte da organização.

“Dois grupos saíram do Viveiro das Trutas e seguiram até ao Salão Paroquial de Aboadela e os outros dois partiram da Pousada do Marão e seguiram até à Casa da Bouça, em Canadelo, onde pernoitaram. No dia seguinte, voltaram ao caminho com destino ao centro de Amarante, percorrendo os trilhos da serra e desfrutando das maravilhas de encantadoras paisagens que a serra, na sua deslumbrante imensidão, nos proporciona. Note-se que na tarde do primeiro dia, antes de sair para a longa travessia do Marão, os jovens pioneiros participaram em vários workshops relacionados com Biodiversidade na Serra do Marão, Proteção Civil e Segurança, Orientação e Saúde”, adiantou a mesma fonte.

Os pioneiros realizaram um jogo de grupo pela cidade de Amarante e à noite participaram no sempre animado fogo de conselho que contou com a presença do presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, e da Vereadora da Juventude Rita Baptista.

Participaram nesta actividade, promovida pelo Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante, os agrupamentos de escuteiros da Maia, Santão e Margaride, de Felgueiras, Parada de Todeia – Paredes, Britelo – Celorico de Basto, Silvares – Lousada e Amarante.

Para o chefe do Agrupamento de Escuteiros de Amarante, João Carvalho, esta atividade pretende ser um desafio de descoberta e superação para os jovens pioneiros e um marco na dinâmica e mobilização da actividade do agrupamento em Amarante.



“A última edição que tínhamos realizado foi antes da pandemia, em 2016, embora já estivéssemos a preparar esta edição no ano em que fomos surpreendidos pelo Covid. A vontade de voltar a fazer a Travessia do Marão era enorme e julgo que tudo correspondeu na melhor das expetativas e que se proporcionaram dias extraordinários a todos os pioneiros e dirigentes envolvidos”, comentou o chefe João.

O Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante envolveu-se por completo na atividade, que exige muito na organização e logística, contando com a colaboração dos chefes do agrupamento, caminheiros e, realça o chefe João, a preciosa e inexcedível colaboração da Comissão e Pais dos Escuteiros do Agrupamento de Amarante.

A III Travessia do Marão contou com o apoio do Município de Amarante, Junta da União de Freguesias de Amarante, Junta da União de Freguesias de Olo e Canadelo, Paróquia S. Gonçalo, Paróquia de Aboadela e de alguns patrocinadores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Atropelamento com gravidade na Serrinha

Um homem, na casa dos 70 anos de idade, foi atropelado na EN 15, na Serrinha, Lixa. O...

Ana Vieira é campeã nacional

Ana Vieira sagrou-se Campeã Nacional do Desporto Escolar, em natação, ao vencer os 50 metros Livres, na Lagoa,...

Mostrar à escola e à comunidade os horrores do holocausto pelo testemuho de Anne Frank

A Exposição "Anne Frank: Uma História para Hoje", dinamizada pelo Grupo de Professores de História, em parceria com...

Varziela anuncia saída de Filipe Teixeira do comando técnico

Filipe Teixeira já não é treinador do Varziela. O clube anunciou que a ligação entre as partes terminou. O...