Escuteiros de Margaride e de Santão fizeram a travessia da Serra do Marão

Data

 

Escuteiros

Os Agrupamentos de Escuteiros de Margaride e de Santão participaram na III Travessia do Marão, que contou com a participação de 70 pioneiros, acompanhados de 16 dirigentes, provenientes de vários agrupamentos da região.

O desafio proposto pelo Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante era fazer, em autonomia, de mochila às costas, a travessia da Serra do Marão. Destinado à secção de pioneiros, que compreende jovens entre os 14 e os 18 anos, a aventura da edição deste ano da Travessia do Marão, cujo imaginário proposto nos remetia para os descobrimentos, foi percorrer, ao longo de dois dias, cerca de 36 quilómetros atravessando a Serra do Marão.

Assim, e depois de feito o acolhimento, no Salão Paroquial de Amarante, os jovens escuteiros, acompanhados dos seus dirigentes, saíram, já noite longa, para o primeiro raide noturno.

“Divididos em quatro grupos, em autonomia, com apoio do mapa e bússola para orientar no destino a seguir, inspirados, no imaginário da ousadia dos descobrimentos, pelos corajosos navegadores Bartolomeu Dias, Fernão Magalhães, Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama, os jovens escuteiros lá se embrenharam na serra”, informou fonte da organização.

“Dois grupos saíram do Viveiro das Trutas e seguiram até ao Salão Paroquial de Aboadela e os outros dois partiram da Pousada do Marão e seguiram até à Casa da Bouça, em Canadelo, onde pernoitaram. No dia seguinte, voltaram ao caminho com destino ao centro de Amarante, percorrendo os trilhos da serra e desfrutando das maravilhas de encantadoras paisagens que a serra, na sua deslumbrante imensidão, nos proporciona. Note-se que na tarde do primeiro dia, antes de sair para a longa travessia do Marão, os jovens pioneiros participaram em vários workshops relacionados com Biodiversidade na Serra do Marão, Proteção Civil e Segurança, Orientação e Saúde”, adiantou a mesma fonte.

Os pioneiros realizaram um jogo de grupo pela cidade de Amarante e à noite participaram no sempre animado fogo de conselho que contou com a presença do presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, e da Vereadora da Juventude Rita Baptista.

Participaram nesta actividade, promovida pelo Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante, os agrupamentos de escuteiros da Maia, Santão e Margaride, de Felgueiras, Parada de Todeia – Paredes, Britelo – Celorico de Basto, Silvares – Lousada e Amarante.

Para o chefe do Agrupamento de Escuteiros de Amarante, João Carvalho, esta atividade pretende ser um desafio de descoberta e superação para os jovens pioneiros e um marco na dinâmica e mobilização da actividade do agrupamento em Amarante.



“A última edição que tínhamos realizado foi antes da pandemia, em 2016, embora já estivéssemos a preparar esta edição no ano em que fomos surpreendidos pelo Covid. A vontade de voltar a fazer a Travessia do Marão era enorme e julgo que tudo correspondeu na melhor das expetativas e que se proporcionaram dias extraordinários a todos os pioneiros e dirigentes envolvidos”, comentou o chefe João.

O Agrupamento de Escuteiros 448 de Amarante envolveu-se por completo na atividade, que exige muito na organização e logística, contando com a colaboração dos chefes do agrupamento, caminheiros e, realça o chefe João, a preciosa e inexcedível colaboração da Comissão e Pais dos Escuteiros do Agrupamento de Amarante.

A III Travessia do Marão contou com o apoio do Município de Amarante, Junta da União de Freguesias de Amarante, Junta da União de Freguesias de Olo e Canadelo, Paróquia S. Gonçalo, Paróquia de Aboadela e de alguns patrocinadores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

“Com a idade que tenho nunca vi um convívio assim”

Manuel, nome fictício, mas também nao importa. real. O que conta é a alegria deste sexagenário, um dos...

Pinheiro em festa cinco dias para celebrar Nossa Senhora da Aparecida

As festividades em honra de Nossa Senhora da Aparecida, em Pinheiro, vão decorrer de 11 a 15 de...

Colisão provoca um ferido

Uma colisão, registada na tarde desta sexta-feira, cerca das 16h45, em Torrados, Felgueiras, entre um ligeiro de passageiros...

Despiste seguido de capotamento e atropelamento

O despiste de um veículo seguido de capotamento e atropelamento na Reta da Mata, em Felgueiras, provocou dois...