Diocese do Porto tem dois novos Bispos Auxiliares

Data

 

Saiba quem são.

D. Joaquim e D. Roberto

D. Joaquim Proença Dionísio, da Diocese de Lamego, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe, e D. Roberto Rosmaninho Mariz, proveniente da Arquidiocese de Braga, são os dois novos Bispos Auxiliares do Porto.

A informação foi avançada pela Diocese do Porto, da qual Felgueiras é parte integrante, esta sexta-feira.

“Trata-se, de facto, de dois novos «reforços» que em muito contribuirão para o bem da nossa Diocese, já que a sua formação e experiência pastoral é rica e variada”, refere uma nota assinada pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Serão ordenados nas suas Dioceses. No caso de D. Joaquim, em Lamego, a 16 de julho e no de D. Roberto, em Braga, a 23 de julho.

Recorde-se que um dos Bispos Auxiliares, D. Pio Alves, pediu a resignação há cerca de três anos e só agora será substituído.

D. Vitorino Soares mantém-se como Bispo Auxiliar.

OS NOVOS BISPOS AUXILIARES:

D. Joaquim Proença Dionísio, de 54 anos, foi Pároco em várias Paróquias, Capelão de Comunidades de língua portuguesa na Alemanha e na França, Reitor do Seminário Maior de Lamego, Diretor do Semanário Diocesano “Voz de Lamego”, Diretor da Comissão Diocesana das Vocações e Ministérios, Presidente da Direção do Centro Diocesano de Promoção Social e Diretor da sua Escola Profissional, Diretor do Centro de Estudos “Fé e Cultura” para a formação dos agentes de pastoral, membro de vários Conselhos Diocesanos, etc. Na atualidade, é Reitor do Santuário da Lapa e Pároco. Foi nomeado Cónego da Sé de Lamego. Possui o Mestrado em Teologia Dogmática pelo Institut Catholique de Paris.



D. Roberto Rosmaninho Mariz, tem 49 anos e também é cónego da Sé de Braga. Possui a Licenciatura em Sociologia pela Universidade do Minho e o Doutoramento em Estudos da Religião pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica. É Pároco de S. José de S. Lázaro e de S. Pedro de Lomar, em Braga, e presidente dos respetivos Centros Sociais; membro do Núcleo Executivo do Fundo Arquidiocesano “Partilhar com Esperança”; vice-presidente da UDIPSS – Braga; é “Órgão de Vigilância” das Oficinas de S. José e da Cáritas Arquidiocesana; orientador pastoral dos seminaristas do 6º ano de Teologia na área da Pastoral Social – Doutrina Social da Igreja; Vigário Episcopal da Ação Social; membro da Direção do IDAC – Instituto Diocesano de Apoio ao Clero; Vigário Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade; Ecónomo da Arquidiocese, entre outros.


DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

PSD quer que a justiça seja célere no caso que envolve presidente e dois vereadores

O PSD Felgueiras reagiu, em comunicado, à notícia do Jornal de Notícias que indica que o presidente da...

Francisca Martins na final do Europeu de Belgrado

Francisca Martins apurou-se esta segunda-feira para a final dos 800 livres no decorrer das eliminatórias do primeiro dia...

FC Lixa vence Torneio da Pedreira

Os Sub 11 do FC Lixa venceram o XIV Torneio “Escolinhas da Pedreira” que decorreu na Pedreira, Felgueiras. A...

José Veiga é o novo Chefe dos Escuteiros de Margaride

José Veiga é o novo Chefe do Agrupamento de Escuteiros de S. José de Margaride. Foi eleito...