“Adoro o que faço profissionalmente, os desafios e a imprevisibilidade…”

Data

 

Sandra Balão Pinto, tem 37 anos, é Agente de Viagens. Considera-se “agente de sonhos e viajante”. Aliás diz mesmo que tem “teimosia nos sonhos”. Procura “ter picos de felicidade todos os dias” e gosta de conhecer pessoas, povos e culturas. Os pais e os irmãos “são a melhor inspiração possível” para a sua vida.

Sandra Balão Pinto


Qual é a tua principal virtude?

Resiliência e positivismo. Tenho uma boa capacidade de enfrentar as adversidades da vida de forma bastante positiva. Com os desafios e contratempos que o quotidiano nos coloca, acho que ambas são fundamentais para ser bem-sucedida na minha vida pessoal, familiar e profissional.

Qual é o teu principal defeito?

Teimosia nos sonhos. Faço questão de realizar, de concretizar e atingir tudo o que idealizo, mesmo quando à minha volta os feedbacks dos mais próximos não sejam necessariamente os mais entusiasmantes. Acredito com força e deito as mãos à obra para que essa crença passe da mente para a realidade.

Qual é o teu lema de vida?

Deixa acontecer naturalmente…  Gosto de organização, mas não sou a maior fã dos planeamentos, sobretudo a médio e longo prazo. Se no hoje fizermos o que devemos, formos consistentes com os nossos valores e convicções, agindo em conformidade, as coisas hão de acontecer. Naturalmente…

“Tenho vários momentos na vida de muita felicidade. Aliás, é isso que procuro. Todos os dias ter picos de felicidade, que têm muito mais valor se forem partilhados com outros”

Com quem te identificas?

Com o meu irmão em valores e forma de ser e estar na vida. Humildade, humanidade, integridade, independente, trabalhador, seguro de si, persistente, realista, inteligente, dedicado. São alguns dos principais valores do meu irmão e que eu realmente me identifico de coração.

Quem são os heróis da vida real?

Pais e irmãos. Não há maior inspiração possível. Somos feitos dos mesmos ideais, da mesma fibra. Regularmente, os cinco parecemos um só. Indivisíveis. Até nas nossas diferenças…

Gosta de viajar

Qual foi o momento mais feliz que tiveste?

Não tenho um momento mais feliz. Tenho vários momentos na vida de muita felicidade. Aliás, é isso que procuro. Todos os dias ter picos de felicidade, que têm muito mais valor se forem partilhados com outros. Se os outros estiverem imbuídos do mesmo espírito e sentimentos.

E o mais difícil da tua vida?

A separação física dos que mais amo.

Qual é o teu maior medo?

Perder os meus.

O que é que te dá mais ânimo?

Trabalho e Viagens. Simplesmente adoro o que faço profissionalmente, os desafios e a imprevisibilidade. O que me exige bastante em termos de capacidade de ação e reação. Em viagem é quando me sinto mais “eu”, sem qualquer tipo de filtro (que raramente tenho).

Quais foram as lições mais importantes que a vida te ensinou?

Tudo que de mais importante eu sei, foram sempre as grandes lições da vida e continuarão a ser. Mais do que as teorias, a prática. As frases e as intenções podem ser muito bonitas, mas é a realidade, a ‘vida a acontecer’ que nos ensina, que nos molda. Que explica muito do que somos.

O que não dispensas?

Telemóvel, sobretudo na vertente profissional. É o meu escritório ambulante. Mas acima de tudo não dispenso grandes momentos com pessoas que me fazem bem e que me inspiram. Mais do que ter, é ser, viver, experienciar. E tudo isso só pode ser devidamente valorizado com pessoas.

O que evitas?

Pessoas chatas e negativas. Paciência para pessoas com este tipo de perfil não é certamente a minha maior virtude.

As viagens são a sua paixão

A maior paixão da tua vida?

Os meus. Agora e sempre.

Uma pessoa ou facto que te tenha marcado?

Em determinado momento da minha vida tenho várias pessoas que me marcaram. Citar uma delas seria um sério problema e injusto para todas as outras. Felizmente, há um número assinalável de pessoas que têm enriquecido a minha existência. Sou grata a todas elas.

O que mais te entristece?

Fico triste com pessoas de má índole e que desejam o mal dos outros. Triste com elas, e por elas. No fundo, são vazias, deprimidas e sem um real propósito de vida.

O que te faz sorrir de orelha a orelha?

O amor e a amizade entre as pessoas. O que esses sentimentos têm de mais genuíno.

O que nunca fizeste e gostarias de ter feito?

O que não fiz ainda está nos planos para fazer. Tenho de viver 100 anos para cumprir com tudo (risos). Sou determinada e paciente quanto aos sonhos e desejos. Vai acontecer…

Qual é o teu maior vício?

Viagens. Adoro viajar e planear as viagens dos outros. Inspira-me. Não me imagino a fazer outra coisa tão estimulante: cuidar das minhas inspirações e das dos outros.

Passatempo preferido?

Viajar com malasssssss…Confesso: por vezes não sei quando travar no que toca a roupa em viagem.

Gosta de conhecer pessoas, povos e culturas

A maior paixão da tua vida?

As viagens, sou apaixonada por conhecer pessoas, povos, culturas. Tudo o que é novidade, tudo o que ainda não conheço é um bom estímulo para mim.

Qual é teu prato preferido?

Não tenho um prato que diga que é o meu preferido. Gosto de comer, de uma boa mesa com amigos e vinho. Sobretudo, o ambiente é que faz a refeição. Mas não podem facilitar na qualidade do vinho (risos).

E qual seria a viagem de sonho?

A próxima. Já viajei bastante e a próxima viagem é sempre a de sonho.

Se pudesses escolher três desejos quais seriam?

Saudinha da boa, Viagens e sucesso-prosperidade. Para mim e para os outros. O mundo será um lugar bem melhor quando todos estão bem.

Se tivesses esse poder, o que mudarias na tua terra?

Felizmente, nos últimos anos tenho feito parte deste processo. A nossa mui nobre e querida terra, a Lixa, merece todo o nosso empenho e dedicação. Agradeço às pessoas que confiaram em nós e espero continuar a contribuir para erradicar problemas e melhorar a qualidade de vida da população.

Sandra Balão Pinto

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Rua da Zona Industrial de Airães vai ser requalificada

A requalificação da Rua das Fontaínhas, na freguesia de Airães, que dá acesso à Zona Industrial da freguesia,...

AEF leva Felgueiras à Turexpo Galicia para promover as suas potencialidades

A Associação Empresarial de Felgueiras, com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras, vai estar presente na feira...

Marco Ferreira e Fernando Vilela vencem Meia Maratona do Douro Vinhateiro

Marco Ferreira e Fernando Vilela, atletas do União Desportiva de Várzea, venceram a Meia Maratona do Douro...

Participação de Falecimento

Participação de FalecimentoFaleceu, aos 94 anos de IdadeSr. Inácio PintoNatural de Várzea -FelgueirasRua Linhares do Monte , Moure...