Visita Pastoral: D. Vitorino recebeu uma Senhora das Vitórias e um monograma com a inicial do seu nome

Data

 

O Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares, iniciou esta segunda-feira, a visita pastoral às Paróquias da Lixa.

Depois de ter sido recebido na Igreja de Nossa Senhora de Todo o Mundo, o prelado, acompanhado pelo Padre Abílio Barbosa, foi acolhido com entusiasmo no Centro Intergeracional da Lixa, onde lhe ofereceram uma imagem de Nossa Senhora das Vitórias e um monograma com a inicial do seu nome que D. Vitorino agradeceu, lembrando que aquele pedaço de linho lhe fazia lembrar a sua mãe “apaixonada por linho e bordados”.

Do presidente da Câmara e da Vereadora Rosa Maria Pinto recebeu um Pão de Ló de Margaride, símbolo da doçaria do concelho.

Seguiu-se a visita ao quartel dos Bombeiros da Lixa, corporação centenária.

Recebido pelo comando, D. Vitorino contactou com soldados da paz e visitou as instalações, enaltecendo o serviço que prestam à população.

D. Vitorino esteve ainda no posto da GNR da Lixa e comando do Destacamento Territorial da GNR de Felgueiras.

O dia terminou com um encontro na Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra promovido pelas Uniões de Freguesia de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim e União de Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos.

Além dos presidentes das Uniões de Freguesia, José António Guimarães e Marco Silva, estiveram presentes o presidente da Assembleia Municipal, Alfredo Alves, e o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, numa iniciativa com animação pelo Berço das Artes.

A visita pastoral, sublinhou D. Vitorino, é “um encontro olhos nos olhos” em que o Bispo “quer conhecer a realidade”.

“Estarmos próximos e empenhados na mesma causa, fazendo o que nos parece melhor para as pessoas”, foi uma das ideias sublinhadas pelo prelado na sessão.

Por seu turno, o Padre Abílio Barbosa, referiu que “tem sido um prazer trabalhar com as Uniões de Freguesia “, explicando que as instituições civis e as religiosas, embora com uma génese diferente “servem as mesmas pessoas”.

Tanto José António Guimarães como Marco Silva enalteceram a importância da visita pastoral para a comunidade.

De igual modo, Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, exortou “a sabedoria de D. Vitorino ” que definiu como “um homem bom”.

pub

spot_img

Artigos relacionados

Despiste e capotamento provoca ferimentos em condutora

Uma mulher, de 63 anos, ficou ferida na sequência de um despiste seguido de capotamento em Vila Cova...

Grupo Motard de Santa Quitéria celebra 18 anos e convida a população a participar

O Grupo Motard Santa Quitéria vai celebrar o seu 18º aniversário a 19 de setembro, na sua sede, nas antigas Escolas Primárias de...

Padre Pedro Guimarães reeleito Visitador da Congregação da Missão

O Padre Pedro Guimarães, natural de Felgueiras, foi reeleito Visitador da Província Portuguesa da Congregação da...