Alfredo Alves, o novo Diretor do Agrupamento de Escolas da Lixa, tomou posse esta segunda-feira. Em entrevista, enumerou os seus objetivos para o mandato.


O que motivou a sua candidatura à presidência do AE da Lixa?
A minha candidatura foi motivada pela conjugação da experiência profissional, tanto na docência como na gestão, com uma forte motivação pessoal para assumir responsabilidades diversas e trabalhar em equipa. As competências adquiridas ao longo das formações que realizei, aliadas ao conhecimento profundo do contexto sociocultural, dos recursos humanos e da organização interna do Agrupamento, reforçam a minha convicção de poder contribuir de forma significativa para a um processo de melhoria do mesmo.
Acresce a isto o incentivo de diversos elementos da comunidade educativa, que reconheceram em mim a capacidade para colaborar ativamente no processo de melhoria e valorização do Agrupamento de Escolas da Lixa.
Como encara este novo desafio de liderar o AE da Lixa?
Encaro este desafio como o mais exigente da minha carreira, mas também como o mais estimulante. Abraço-o com espírito de missão e um profundo sentido de responsabilidade, tanto no plano ético como no profissional.
É um projeto que me motiva profundamente, pela oportunidade de servir a comunidade educativa da escola da minha cidade. Estou confiante de que, com dedicação e trabalho em equipa, será possível alcançar os objetivos a que me proponho.


Que objetivos tem para o seu mandato?
Os principais objetivos deste mandato centram-se na promoção de um processo de melhoria contínua em todas as áreas da escola, com especial destaque para o sucesso educativo dos alunos.
Pretendo, igualmente, melhorar a comunicação interna e externa, reforçando a transparência e a eficácia na partilha de informação.
Outro objetivo importante será a implementação de medidas diferenciadas e inclusivas que promovam o sucesso escolar e assegurem a igualdade de oportunidades para todos os alunos. É também uma prioridade criar um ambiente escolar propício à aprendizagem, assente no respeito mútuo, na responsabilidade e no civismo.
Pretendo ainda reforçar o envolvimento dos encarregados de educação, através da criação de mecanismos que incentivem a sua participação ativa, garantindo um melhor acompanhamento do percurso escolar dos alunos.
Procurarei valorizar a escola através do fortalecimento das parcerias com a comunidade, promovendo uma relação mais próxima e colaborativa, e através do reforço da integração do digital, melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
E expectativas?
Ao assumir o cargo de Diretor, ambiciono exercer uma liderança estratégica, assente no compromisso, na responsabilidade e na proximidade, com o propósito de promover o desenvolvimento integrado e sustentável do Agrupamento.
Pretendo orientar a minha ação por princípios de ética, transparência e serviço à comunidade educativa, colocando sempre o bem-estar dos alunos e a missão da escola pública no centro de todas as decisões.
Que necessidades identifica no Agrupamento?
Identifico como prioritária a melhoria das condições ao nível dos equipamentos digitais e do acesso à internet em todas as escolas do Agrupamento, garantindo igualdade de oportunidades no acesso às tecnologias e à aprendizagem digital.
É também necessário dar continuidade ao trabalho de melhoria dos resultados escolares, especialmente no 3.º ciclo, com foco no desempenho dos alunos nos exames nacionais.
É, também, fundamental implementar estratégias que contribuam para o aumento da taxa de conclusão dos cursos profissionais, garantindo uma formação sólida, com verdadeiro impacto na empregabilidade e no futuro dos alunos.
“Pretendo ainda reforçar o envolvimento dos encarregados de educação, através da criação de mecanismos que incentivem a sua participação ativa, garantindo um melhor acompanhamento do percurso escolar dos alunos”
Outro aspeto essencial é o reforço da articulação com os parceiros externos, envolvendo-os na definição de objetivos estratégicos que respondam melhor às necessidades da comunidade educativa.
Pretendo ainda melhorar a comunicação externa, tirando maior partido dos meios digitais do Agrupamento para promover a transparência, a proximidade e a partilha de informação.
Há quantos anos é professor?
Sou docente há 32 anos, sempre na Escola Secundária da Lixa, após terminar o estágio pedagógico na Universidade dos Açores.
Que experiência tem na gestão escolar?
Entre 1998 e 2005 coordenei o Ensino Recorrente Noturno na Escola Secundária da Lixa. Desde 2005, estou ligado à gestão da Escola Secundária da Lixa e, a partir de 2012, integrei a equipa de Gestão do Agrupamento de Escolas da Lixa, acumulando uma vasta experiência em diferentes dimensões da administração escolar.
Que relação pretende implementar entre o AE e as demais entidades locais e municipais?
Pretendo estreitar a relação entre a Escola e a Comunidade, promovendo uma colaboração contínua, estruturada e estratégica com a autarquia, instituições culturais, associações desportivas, serviços de saúde, forças de segurança, empresas e outras organizações locais. Esta articulação permitirá desenvolver projetos conjuntos que respondam melhor às necessidades dos alunos, ampliem as oportunidades de aprendizagem e contribuam para a construção de uma escola mais aberta, inclusiva e interventiva no território.
Acreditando na força do trabalho em rede, esta cooperação será essencial para valorizar o papel da escola enquanto centro dinamizador da comunidade e agente ativo na formação de cidadãos responsáveis, participativos e conscientes do seu meio envolvente.
pub


O que pretende fazer para a escola ter uma maior ligação à comunidade?
Pretendo reforçar a ligação da escola à comunidade através do aprofundamento das parcerias já existentes e da criação de novas colaborações com os encarregados de educação, empresas locais e organizações da área envolvente. O objetivo é construir uma rede de cooperação dinâmica que enriqueça o percurso educativo dos alunos e aproxime a escola do seu meio.
Serão promovidas iniciativas e atividades que fortaleçam esta ligação, incentivando a participação ativa dos pais e encarregados de educação na vida escolar e criando pontes com entidades externas que possam contribuir para uma escola mais aberta, integrada, colaborativa e atenta às necessidades da comunidade que serve.
Que mensagem gostaria de deixar à comunidade educativa?
Gostaria de deixar uma mensagem de confiança e esperança num futuro promissor para o Agrupamento de Escolas da Lixa. Acredito que, com trabalho, dedicação e profissionalismo por parte dos alunos, docentes, pessoal não docente e encarregados de educação, com a colaboração dos parceiros externos, será possível elevar a qualidade do nosso projeto educativo e alcançar níveis de excelência.
Juntos, enquanto comunidade unida e comprometida, podemos construir uma escola cada vez mais inclusiva, inovadora e orientada para o sucesso de todos.
pub



