Secretariado das Missões congratula-se com êxito do Jubileu Diocesano das Missões

Data

 

O Secretariado Diocesano das Missões do Porto tem como Diretor o Padre Alípio Barbosa, Pároco de Vila Cova da Lixa, Borba de Godim e Macieira da Lixa.

PADRE ALÍPIO BARBOSA

O Secretariado Diocesano das Missões do Porto, do qual é Diretor o Padre Alípio Barbosa, Pároco de Vila Cova da Lixa, Borba de Godim e Macieira da Lixa, congratulou-se com o êxito do Jubileu Diocesano das Missões da Diocese do Porto que decorreu na Igreja Matriz de Espinho.

Sob o lema “Missionários de Esperança entre os Povos”, o encontro reuniu paróquias, institutos religiosos, grupos missionários e a Infância e Adolescência Missionária (IAM), numa jornada intensa de comunhão e compromisso missionário.

O Secretariado Diocesano das Missões, citado pela Voz Portucalense, expressou o seu agradecimento à Paróquia de Espinho, pelo acolhimento, e a todos quantos colaboraram com dedicação na organização do Jubileu, bem como às Vigararias de Espinho/Ovar e de Oliveira de Azeméis/São João da Madeira, aos institutos missionários, ao Seminário das Missões da Boa Nova e ao coro da Juventude Missionária Vicentina, pela presença e participação ativa no Jubileu.

Na mesma nota de congratulação, o Secretariado sublinha ainda “a grande adesão à iniciativa, sublinhando a participação de comunidades da zona sul da Diocese do Porto, que se fizeram representar em grande número, com entusiasmo e espírito missionário. A todos os leigos, missionários e religiosos presentes, provenientes de diversas paróquias e instituições de toda a diocese, é dirigida uma palavra de gratidão, sinal da força de uma Igreja Portucalense unida e comprometida com a missão”.

A iniciativa contou, entre outros aspetos, com animação missionária e de partilha, a presença de duas dezenas de institutos missionários que mostraram o seu carisma e os seus projetos em várias partes do mundo, diversos testemunhos de vida missionária, protagonizados por religiosos e leigos, que “inspiraram os participantes a redescobrir o gosto pela missão e pelo anúncio do Evangelho, mesmo em contextos de adversidade”.

Foi igualmente um momento de oração: o terço pela paz, o sacramento da reconciliação, com sacerdotes disponíveis para as confissões, a adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento e a Eucaristia presidida por D. Manuel Linda, Bispo do Porto, marcaram Jubileu Diocesano das Missões da Diocese do Porto.

spot_img

Artigos relacionados

Felgueirense Eurico Pereira foi 2º no Sousões Trail

Eurico Pereira, do União Desportiva de Várzea, foi 2º classificado no Sousões Trail. Na prova felgueirense de 17...

Colisão provoca grande congestionamento

Uma colisão entre dois veículos junto à Rotunda das Campas, Lagares, Felgueiras, provocou grande congestionamento no trânsito naquela...

Felgueirense capta imagens belas de um dos santuários mais apreciados da região

O fotógrafo felgueirense Amílcar Francisco, especialista em fotografia aérea, captou várias imagens do Santuário da Penha, em Guimarães,...

Ruizinho do Acordeão lança “Roda Roda” para celebrar cultura popular do Minho

O cantor felgueirense Ruizinho do Acordeão lança esta sexta-feira uma nova canção para celebrar a cultura popular do...