O Secretariado Diocesano das Missões do Porto tem como Diretor o Padre Alípio Barbosa, Pároco de Vila Cova da Lixa, Borba de Godim e Macieira da Lixa.


O Secretariado Diocesano das Missões do Porto, do qual é Diretor o Padre Alípio Barbosa, Pároco de Vila Cova da Lixa, Borba de Godim e Macieira da Lixa, congratulou-se com o êxito do Jubileu Diocesano das Missões da Diocese do Porto que decorreu na Igreja Matriz de Espinho.
Sob o lema “Missionários de Esperança entre os Povos”, o encontro reuniu paróquias, institutos religiosos, grupos missionários e a Infância e Adolescência Missionária (IAM), numa jornada intensa de comunhão e compromisso missionário.
O Secretariado Diocesano das Missões, citado pela Voz Portucalense, expressou o seu agradecimento à Paróquia de Espinho, pelo acolhimento, e a todos quantos colaboraram com dedicação na organização do Jubileu, bem como às Vigararias de Espinho/Ovar e de Oliveira de Azeméis/São João da Madeira, aos institutos missionários, ao Seminário das Missões da Boa Nova e ao coro da Juventude Missionária Vicentina, pela presença e participação ativa no Jubileu.
Na mesma nota de congratulação, o Secretariado sublinha ainda “a grande adesão à iniciativa, sublinhando a participação de comunidades da zona sul da Diocese do Porto, que se fizeram representar em grande número, com entusiasmo e espírito missionário. A todos os leigos, missionários e religiosos presentes, provenientes de diversas paróquias e instituições de toda a diocese, é dirigida uma palavra de gratidão, sinal da força de uma Igreja Portucalense unida e comprometida com a missão”.
A iniciativa contou, entre outros aspetos, com animação missionária e de partilha, a presença de duas dezenas de institutos missionários que mostraram o seu carisma e os seus projetos em várias partes do mundo, diversos testemunhos de vida missionária, protagonizados por religiosos e leigos, que “inspiraram os participantes a redescobrir o gosto pela missão e pelo anúncio do Evangelho, mesmo em contextos de adversidade”.
Foi igualmente um momento de oração: o terço pela paz, o sacramento da reconciliação, com sacerdotes disponíveis para as confissões, a adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento e a Eucaristia presidida por D. Manuel Linda, Bispo do Porto, marcaram Jubileu Diocesano das Missões da Diocese do Porto.


