“Resistentes” viram a benção da Chave de S. Pedro e ouviram “sermão”

Data

 

BENÇÃO DA CHAVE – IMAGEM MAIS NORTE

A hora já ia adiantada, já passava da 1 hora da manhã, quando o Padre José Pereira, Reitor do Santuário de Santa Quitéria, procedeu à benção da Chave de S. Pedro, Padroeiro do concelho de Felgueiras, que ontem foi instalada em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

71 grupos de tocadores de bombo participaram à chuva na iniciativa “A Chave” que anuncia a realização das festas do concelho. Só após o desfile de todos os grupos, se realizou a benção da Chave do Padroeiro, como é habitual.

O Padre Pereira leu o Evangelho – que será proclamado na Missa da Festa de S. Pedro – onde Jesus Cristo declara que as Chaves do Céu serão entregues a S. Pedro, primeiro Papa da Igreja fundada por Jesus Cristo (Mateus 16, 13-19) e depois, com o seu bom sentido de humor disse que “com tanta chuva caída do céu quase que não era preciso abençoar a chave de S. Pedro”, no entanto declarou que todos os presentes, “os resistentes” iriam receber “uma gotas da água benta”. E assim aconteceu.

Pub.

Numa breve, mas profunda homília, o Reitor do Santuário de Santa Quitéria, estabeleceu um paralelismo entre os tempos de ditadura “em que não eram necessárias chaves para as portas” e os da liberdade “em que todas as casas além das chaves precisam de sistemas de segurança” para concluir que nos falta “a chave do céu” para vivermos a plena liberdade de Deus, dada por intermédio de Jesus Cristo. A chave que “afasta a maldade, a intriga, o mal”, disse o Sacerdote.

A terminar, referiu, no seu estilo peculiar, que depois do exemplo desta noite e madrugada “com a resistência à chuva” é um dado certo que mesmo com chuva abundante “as Igrejas vão ficar cheias”.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, agradeceu a todos os que participaram no evento, mesmo com chuva, fazendo de “A Chave” um grande evento.

Depois, foi divulgado o programa das festividades, onde se destaca o concerto de Rui Veloso, na noite do dia 28 de junho, o Cortejo das Flores, no dia 29, dia de S. Pedro, as marchas populares e o concerto com Ruizinho do Acordeão, no dia 30.

Pub.

spot_img

Artigos relacionados

Concerto de Santa Cecília na Igreja da Lixa

A Igreja de Nossa Senhora de Todo o Mundo acolhe no próximo dia 22 um concerto em honra...

Foca Quinta da Lixa conquista 40 medalhas nos Campeonatos Territoriais

O Foca Quinta da Lixa conquistou 40 medalhas nos Campeonatos Territoriais de Juvenis, Juniores e Seniores de piscina...

Presidente da Câmara pediu explicações ao Governo sobre Casa de Sergude

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, reuniu-se com a secretária de Estado da Habitação, Patrícia...

João Lourenço vai liderar bancada do PSD na Assembleia Municipal

João Lourenço, 27 anos, foi eleito líder da bancada do Partido Social Democrata na Assembleia Municipal de Felgueiras...