Plano Erasmus+ do Agrupamento Dr. Machado de Matos visa melhoria na qualidade da educação

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ERASMUS+, KA120-SCH – “Erasmus accreditation in school education” está em vigor até 2027 naquele agrupamento de escolas.

O Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos apresentou uma candidatura à Acreditação ERASMUS+, KA120-SCH – “Erasmus accreditation in school education”,  que está em vigor até 2027, depois de ter sido aprovada em janeiro de 2024.

Esta candidatura consistiu na elaboração de um Plano Erasmus+, que teve como foco quatro objetivos: melhorar a internacionalização do Agrupamento, estabelecendo parcerias estratégicas com as instituições europeias (intercâmbios entre docentes, pessoal não docente e alunos); integrar alunos com necessidades específicas e de diferentes nos projetos a desenvolver; aumentar a literacia digital de professores e alunos e ainda promover a reflexão sobre a necessidade da transição ecológica, desenvolvendo hábitos diários de sustentabilidade ambiental.

Com este “plano”, o Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos pretende “uma melhoria da qualidade da educação, uma vez que as parcerias com instituições europeias permitem ter acesso a novos métodos de ensino, materiais educacionais e recursos inovadores, enriquecimento da experiência dos alunos e desenvolvimento profissional do corpo docente”, disse fonte daquele estabelecimento de ensino.

Aos alunos, serão proporcionadas “oportunidades justas e equitativas que lhes permitam a participação neste projeto bem como a promoção de mentoria entre pares que lhes possibilite o desenvolvimento das suas capacidades e uma integração e acolhimento mais positivo. Com as mobilidades a realizar pretende-se desenvolver parcerias estratégicas que nos permitam aprender com instituições que já implementem práticas bem-sucedidas de inclusão de forma a podermos adaptá-las ao nosso contexto”.

Para os docentes, há também vantagens curriculares, dado que este projeto vai “possibilitar o conhecimento de novas e melhores ferramentas e estratégias que possam integrar na sua prática letiva, tornando-a mais motivadora, envolvendo os alunos de forma mais dinâmica e que permita uma atualização em linha com a transição digital”.

Realizar “workshops de sensibilização dirigidos à comunidade educativa e envolver os alunos na construção e distribuição de ecopontos específicos em todos os locais da escola, fazendo também a monitorização da sua correta utilização e envolver as famílias na recolha de óleos usados para posterior reciclagem, para, deste modo, envolver os alunos com necessidades específicas em atividades do foro ambiental e desenvolvendo competências motoras e cognitivas”, é outro objetivo, a par de  “dar continuidade e aprofundar a dinamização de uma estufa de produtos agrícolas biológicos”.

“A possível realização de mobilidades neste contexto permitirá a alunos e docentes a partilha de experiências e aquisição de conhecimento sobre boas práticas implementadas noutros países”, acrescenta ainda a mesma fonte.

“Ao longo do período de vigência da Acreditação ERASMUS+ serão realizadas diversas mobilidades, a iniciar em 2025, para pessoal discente, docente e não docente”, conclui.

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