

O Município de Felgueiras atribuiu um voto de louvor e a Medalha do Concelho ao Padre Abílio Barbosa que deixa esta semana as funções de Pároco de Vila Cova da Lixa, Borba de Godim e Macieira da Lixa, depois de mais de 40 anos de serviço em várias paróquias de Felgueiras.
Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal, atribuiu o voto de louvor, aprovado pelo executivo municipal, e a Medalha do Concelho no final da Missa de Ação de Graças que decorreu na Igreja de Nossa Senhora de Todo o Mundo, completamente lotada, destacando o “amplo trabalho realizado” pelo sacerdote.
Na mesma ocasião, União de Freguesia de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, ofereceu ao Padre Abílio Barbosa, a medalha da União de Freguesias e uma lembrança pelas mãos do presidente José António Guimarães.


Das Paróquias da Lixa, recebeu uma imagem do Bom Pastor e uma mensagem de “profunda gratidão” pelo trabalho “sem paralelo” que desenvolveu em quase quatro anos nas Paróquias de Vila Cova, Borba de Godim e Macieira.


Por sua vez, os Bombeiros Voluntários da Lixa também entregaram ao sacerdote uma lembrança.
No seu discurso, onde se despediu dos paroquianos, o Padre Abílio Barbosa, referiu que “é um homem inteiramente livre”.
“Parto tranquilo, fiz o que devia fazer, tomei as decisões que devia tomar, por vezes difíceis, sempre a favor das paróquias onde estive”, sublinhou.
“Nestes quase 4 anos que estive nas Paróquias da Lixa, aprendi convosco e vós comigo, sobretudo a ter paciência. Saio mais calmo, mais tranquilo, mais sereno e paciente. A paciência é uma grande virtude. E lembro que aprendemos a trabalhar em comunhão, entre as paróquias de Borba e Vila Cova, o que é muito importante, porque quando vim para cá, disseram-me que isso não seria possível. Mas, foi”, observou.
O Padre Abílio Barbosa deixa de ser pároco, por sua vontade, sendo substituído pelo Padre Alípio Germano Barbosa que dará entrada nas Paróquias da Lixa no domingo, dia 28, pelas 16h30.
pub





