Organista do Santuário de Santa Quitéria lança “O Amor no seu dever ser e não ser”

Data

 

Gustavo Borges

O livro com o título “O Amor no seu dever ser e não ser”, de Gustavo Borges, vai ser apresentado na Casa do Peregrino junto ao Santuário de Santa Quitéria a 16 de novembro, pelas 16 horas.

“Como uma viagem pelas várias dimensões e “faces” que uma relação conjugal pode ter, em 15 poemas elencados e com prefácio pelo Padre João Soares, Reitor do Santuário de Santa Quitéria, esta obra pretende levar o leitor atento a uma reflexão sensata e profunda sobre o que, realmente, está na base de muitas situações de vida”, refere o autor.

“A mesma conta ainda, na contracapa, com a colaboração da Vereadora da Cultura do Município de Felgueiras, Ana Medeiros, que, como mulher e política executiva, dá um breve contributo acerca da pertinência do tema que, efetivamente, aqui nos traz”, acrescenta.

Será verdadeiro e consistente, de facto, o amor que existe entre o sujeito A e o sujeito B ou será ele, antes, algo irresponsável, um disfarce, uma deformação inconsciente? E consequências disso? Que qualidade têm, hoje, as relações amorosas entre pessoas?, são questões suscitadas no livro.

E, num tempo em que o flagelo da Violência Doméstica continua a somar números preocupantes e dramáticos, pretendo que seja, também, um livro de intervenção e de consciencialização, portanto, um tributo a todas as mulheres que sofrem e uma reivindicação em defesa da sua afirmação, libertação e dignidade, são temas que o livro aborda.

Gustavo Borges nasceu em 1993 e é natural de Leça da Palmeira. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto e trabalha na Administração Pública.

Desde cedo que se dedica à escrita, lançando agora o seu primeiro livro de poesia, como resultado de um conjunto particular de peças, focadas no mesmo tema, que foi escrevendo entre 2024 e 2025. Lançado em 2021, é autor, também, do livro “Madre Maria Teresa do Menino Jesus – uma biografia orante” (com aprovação eclesiástica), o qual se debruça sobre a vida de uma fundadora e religiosa portuguesa do séc. XX, falecida com fama de santidade.

Apaixonado pela Música, estuda Canto Lírico e desempenha atualmente a função de solista titular, sendo um dos organistas litúrgicos no Santuário de Santa Quitéria, na cidade de Felgueiras.

pub

spot_img

Artigos relacionados

José Lemos vence na maior união de freguesias

José Lemos Araújo vai continuar na presidência da União de Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela...

António Faria eleito presidente da Assembleia Municipal

António Faria foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras mas eleições deste domingo. António Faria, ex-deputado à Assembleia...

Nuno Fonseca reeleito para o terceiro mandato à frente da Câmara de Felgueiras

Nuno Fonseca foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Felgueiras para cumprir o terceiro mandato. O atual presidente da...

João Valente venceu na Refontoura

João Valente foi reeleito presidente da Junta de Freguesia da Refontoura para um novo mandato. O atual presidente...