“O que vai fazer o Governo para resolver o problema do Hospital?”

Data

 

Deputado Pedro Melo Lopes questiona o Governo sobre situação “a romper pelas costuras” do hospital que serve 500 mil pessoas, entre as quais a população de Felgueiras.

Pedro Melo Lopes

A situação em torno do Hospital de Penafiel motivou a apresentação de um requerimento ao Governo pelos deputados do PSD, cujo primeiro subscritor é Pedro Melo Lopes.

O parlamentar felgueirense questionou o executivo sobre a situação atual do hospital.

“Que medidas concretas tomou já o Ministério da Saúde para aumentar os recursos humanos, adequar as instalações e reforçar o número de macas do Hospital Padre Américo (HPA), a fim de fazer face à procura dos utentes e de modo a evitar as degradantes condições de doentes internados no respetivo serviço de urgência, amontoados em macas e alguns dos quais mesmo deitados no chão?”, lê-se no documento.

“Vai o Ministério da Saúde autorizar as contratações de pessoal pretendidas para o HPA no respetivo Plano de Atividades para 2023?”, questiona ainda o PSD.

Pub.

“Atualmente, quantos doentes se encontram inapropriadamente internados no HPA e que medidas concretas estão a ser tomadas para reduzir o número de doentes com alta clínica, que permanecem internados nos hospitais do SNS, em particular no HPA?”, é das questões apresentadas.

O deputado desafia ainda o Governo a anunciar se vai ou não investir na reorganização da unidade. “Vai ou não o Ministério da Saúde olhar para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que presta cuidados a mais de 500 mil habitantes e se encontra a romper pelas costuras, como um hospital em que urge investir, nomeadamente na sua reorganização, aproveitando o Hospital de São Gonçalo, em Amarante?”, questionou.

PSD considera situação no Hospital de Penafiel inaceitável

Segundo o PSD, “Nos últimos dias chegaram a estar cerca de 60 pessoas internadas amontoadas em macas nos corredores do SU do HPA, inclusivamente com crianças deitadas no chão (por nem sequer haver macas disponíveis) à espera nas urgências pediátricas, havendo inclusivamente casos de doentes que se encontram nesse espaço há já 5 dias”.

Os social-democratas argumentam que o Presidente do Conselho de Administração do HPA afirmou há dias que há um número grande de doentes na urgência, mas que estão lá internados e que problema não é as urgências, é a falta de camas

O PSD vai mais longe e garante que o responsável do hospital reconheceu, igualmente, a escassez de profissionais de saúde, cuja contratação constará no plano de atividades do próximo ano e dependerá, também, de aprovação da tutela.

O PSD refere ainda que o responsável pela administração do centro hospitalar chegou mesmo a afirmar, no passado dia 15, que foi preciso inclusivamente parar as cirurgias nessa semana, justificando essa decisão de suspensão da atividade cirúrgica para ter mais camas disponíveis, o que os deputados social-democratas consideram inaceitável.

Pub.

2 COMENTÁRIOS

  1. Porque motivo mantém minha filha bebe recém nascido presos pediatria se bebe encontra se bem saude ainda reclamam não ter condições minha filha chama se bruna Filipa Magalhães Gomes bebe Kevin estão pediatria se não der alta vou reclamar televisão sic bebe não tem alta preguntei pediatra disse segurança social não deixa dar alta isso prisao está um mês desde novembro

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Longra organiza 26º festival de folclore e comemora 30 anos do Rancho Infantil

O 26º Festival de Folclore Vila da Longra vai decorrer no dia 5 de maio, na Escola do...

Participação de Falecimento

Manuel da Costa Moreira Faleceu aos 65 Anos Residente :Rua da Bela Vista, Lagares-Felgueiras Funeral : Realiza se na Igreja Paroquial...

Participação de Falecimento

FUNERÁRIA SENRASRA. APARECIDA | LONGRA | FELGUEIRAS965 435 057 - 917 935 052