Mulheres no comando técnico

Data

 

Catarina Sousa e Marta Moreira são a dupla de treinadoras da equipa de Sub-11 do FC Felgueiras. Algo raro no futebol…

Catarina Sousa e Marta Moreira

A equipa de Sub-11 do FC Felgueiras é treinada por duas mulheres.

Catarina Sousa, 22 anos, é a treinador principal, e Marta Moreira, 24 anos, a treinadora adjunta.

Ambas têm “uma grande paixão pelo futebol” e protagonizam algo raro no mundo do futebol.

Apesar de nos últimos anos o futebol feminino ter tido um crescimento exponencial no país, a verdade é que são ainda poucas as mulheres que abraçam a tarefa de treinadoras.

Catarina Sousa e Marta Moreira reconhecem que é assim, mas defendem que esta realidade deve alterar-se nos próximos anos.

“De início para os meninos foi estranho ter duas treinadoras, mas quando eles entenderam que também percebíamos de futebol, tudo se tornou fácil”

“Há muitas jogadoras, mas há poucas treinadoras. Se calhar, ainda existe o receio da aceitação. Temos de dar o passo, sem medo. Não devem ter medo de entrar num mundo que é tão de homens. O papel da mulher na sociedade tem de ser mais reconhecido seja no desporto ou noutra área qualquer”, diz Marta Moreira.

“O trabalho da mulher como dirigente e como treinadora devia ser mais valorizado. Penso que com o tempo vamos chegar lá”, acrescenta Catarina Sousa. Além disso, louva a aposta do clube nas mulheres. “É muito importante esta aposta do FC Felgueiras”.

Grito da equipa de Sub-11

Com a equipa de Sub-11 do FC Felgueiras, os treinos são um momento de aprendizagem comum e de alegria.

“De início para os meninos foi estranho ter duas treinadoras, mas quando eles entenderam que também percebíamos de futebol, tudo se tornou fácil”, explica Catarina Sousa.

E os pais dos jovens futebolistas, como reagiram? “Para os pais foi normal. Temos um grupo de pais que nos recebeu bem e que nos transmitem confiança, colaboram connosco e estão sempre prontos para ajudar”, dizem.

Treinadoras e equipa

“No fundo, acham que a equipa técnica tem pernas para andar, como se costuma dizer, e consideram que somos competentes”, sublinha Marta Moreira.

Quando foi convidada para este novo desafio, Catarina Sousa aceito de imediato.

“Surgiu a oportunidade de vir para o FC Felgueiras e aceitei de imediato. Estou a gostar mesmo muito”, referiu.

Para Catarina Sousa, esta é a primeira experiência como treinadora principal. “A minha ligação ao futebol começou cedo. Joguei na equipa do Sendim, mas como treinadora principal é a primeira experiência.

O mesmo aconteceu com Marta Moreira. “Comecei pelo futsal, em Armil, Fafe. Estive ligada ao futsal 12 anos. Depois joguei no nacional. A Catarina convidou-me para este projeto e aceitei, com gosto. Como treinadora é a primeira experiência e estou a adorar”.

Com os pequenos jogadores, as técnicas dizem que têm colhido boas experiências. “Aprendemos muito com as crianças, é espetacular. As pequenas coisas que acontecem dentro do campo, são conquistas. Tentamos transmitir ideias e valores e isso é muito bom porque faz parte do seu crescimento”.

VEJA OS VÍDEOS

Catarina Sousa, treinadora principal
Marta Moreira, treinadora adjunta

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Participação de Falecimento

FUNERÁRIA SENRASRA. APARECIDA | LONGRA | FELGUEIRAS965 435 057 - 917 935 052

Aluno agressor e professor agredido abraçaram-se em tribunal

MP pede condenação. Defesa alega que jovem não teve intenção de matar. O jovem pediu desculpas em pleno...

Paróquias recordam Padre Horácio a propósito do seu aniversário natalício

Sacerdote faleceu em novembro de 2020. Deixou saudades... O Padre Horácio Gomes, que faleceu em 2020, vítima de Covid-19,...

Felgueirense supera-se a si próprio e vence prova dura de 111 quilómetros

Fábio Silva venceu os 111 quilómetros do Trail de Conímbriga Terras de Sicó. O atleta de Felgueiras, da...