Leonardo Coimbra evocado na sua terra natal em palestra

Data

 

JOSÉ CLAUDINO SILVA

O Auditório da Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra, na Lixa, recebe, no dia 25 de outubro, pelas 21 horas, uma palestra cultural denominada “À Sombra de Leonardo”.

Trata-se de um projeto cultural de José Claudino Silva, um autodidata conhecido na cidade da Lixa, autor do livro “Bosque dos Avós”. Será o orador da palestra.

A iniciativa é de entrada livre.

Leonardo Coimbra nasceu na Lixa a 29 de Dezembro de 1883, filho do Dr. António Inácio Coimbra, médico, e de D. Bernardina Teixeira Leite Coimbra.


Fez os estudos secundários no Colégio do Carmo, em Penafiel, e posteriormente frequentou a Universidade de Coimbra, a Escola Naval de Lisboa, a Academia Politécnica do Porto e o Curso Superior de Letras.

É o fundador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi uma das figuras mais proeminentes do movimento da Renascença Portuguesa, que fundou, juntamente com Teixeira de Pascoaes, António Sérgio e Raul Proença entre outros.

Entre 1919 e 1931 foi professor de Filosofia na Faculdade de Letras do Porto, por ele criada quando, pela primeira vez, ocupou o cargo de ministro da Instrução Pública.

Pensador, filósofo, faleceu num trágico acidente de viação a 2 de Janeiro de 1936, no Porto, depois de um despiste de automóvel em Astromil. Três dias antes, tinha-se convertido à Igreja Católica.

spot_img

Artigos relacionados

Dupla de felgueirenses sagra-se campeã nacional

Os felgueirenses Paulo Mendes e Luís Mendes sagraram-se campeões nacionais no Campeonato Nacional de Velocidade Legends 1330 e...

Oratório de S. Carlo Acutis vai percorrer todas as paróquias

O Oratório itinerante de S. Carlo Acutis vai percorrer todas as paróquias da Vigararia de Felgueiras, numa iniciativa...

Bombeiros de Felgueiras recebem duas novas viaturas no 127° aniversário

Os Bombeiros Voluntários de Felgueiras vão receber duas novas viaturas no 127º aniversário da corporação que se assinala...

Meteu combustível, comprou raspadinha e ganhou 10 mil euros

Há dias assim, em que a sorte bate à porta...quando menos se espera. Uma pessoa parou nas Bombas Galp...