José Carlos Pereira publica artigo académico sobre a escravatura na Antiguidade Clássica

Data

 

JOSÉ CARLOS PEREIRA

José Carlos Pereira, escritor natural de Felgueiras, conhecido dinamizador cultural e investigador académico, acaba de ver publicado um artigo de investigação histórico-literária de 23 páginas na Revista de Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), na área Estudos Literários. 

pub.

O artigo tem por título “Os escravos e a escravatura na Antiguidade Clássica e as suas incidências temáticas em Os Cativos, de Plauto (Comédia Romana)”. 

Trata-se de um texto trabalhado com minúcia e estruturado em subtítulos. Aborda a temática da escravatura na Grécia e Roma antigas, cujas análises históricas, filosóficas e literárias dão a conhecer as diferentes condições sociais e jurídicas vividas pelos escravos; os modos (também diferenciados) como alguns deles ascendiam à liberdade, que era sempre relativa e condicionada, e como por vezes a perdiam. 

pub.

A mencionada investigação refere o impressionante mercado de escravos em todo o Mediterrâneo, com destaque para a ilha grega de Delos, e as torturas mais horripilantes sofridas pelos humanos nessa condição. Fala dos cativos capturados após a derrota nas guerras e por pirataria, das estimativas e do elevado número de escravos no mundo romano e da política de Roma sobre os cativos da Segunda Guerra Púnica.

Por fim, este artigo académico refere como a literatura grega e latina abordaram o fenómeno da escravatura, com grande destaque para Plauto, comediógrafo romano, que trouxe a temática a público, não de forma trágica – aliás, risível, e de uma inteligência muito subtil.

Eis o link do referido do artigo académico:

https://revistadeletras.utad.pt/index.php/revistadeletras/article/view/534/277

pub.

Recorde-se que José Carlos Pereira recebeu, em 24 de janeiro deste ano, n’ A Voz do Operário, em Lisboa, a distinção honrosa do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2023, na categoria de Estudos e Investigação, atribuída pela Casa António Sérgio, pela sua dissertação “Adaptação e intertextualidade na obra infantojuvenil Contos Gregos, de António Sérgio”, defendida na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, trabalho este também relacionado com a Antiguidade Clássica.

pub.

spot_img

Artigos relacionados

Carro despista-se e cai ao rio

Um veículo ligeiro caiu ao rio junto à Ponte de Linhares, na Pedreira, Felgueiras. A ocorrência...

Francisca Martins representa Portugal no Europeu

A felgueirense Francisca Martins do Foca Quinta da Lixa vai representar Portugal no Europeu de piscina curta. A...

Mau tempo faz estragos

O mau tempo que se faz sentir nesta sexta-feira, sobretudo a chuva forte, tem feito alguns estragos...

António Faria eleito sem surpresa presidente da Assembleia Municipal

António Faria foi eleito presidente da Assembleia de Municipal na primeira reunião do órgão que decorreu após a...