Indústria do calçado quer ser a mais moderna do mundo

Data

 

Indústria do calçado

A indústria portuguesa de calçado pretende “ser a referência internacional da indústria de calçado e reforçar as exportações portuguesas, aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”, adiantou, esta terça-feira o CTCP.

Esta é a visão consagrada no Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030, recentemente apresentada. Para isso, o setor reuniu 44 parceiros e, num projeto coordenado pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), está a desenvolver a fábrica do futuro.

“O FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica – pressupõe um investimento de 50 milhões de euros, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no domínio das Agendas Mobilizadoras, e “tem como principal objetivo dotar e capacitar esta indústria de tecnologias inovadoras, processos e materiais sustentáveis, aumentando a capacidade de resposta aos requisitos do mercado e continuar a fazer da indústria portuguesa do calçado e marroquinaria a mais moderna do mundo”, salientou Florbela Silva, coordenadora do projeto”, revela o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

De acordo com o CTCP, o consórcio liderado pela empresa Carité e coordenado tecnicamente pelo Centro Tecnológico, é constituído por 44 copromotores, sendo 14 empresas de calçado e marroquinaria, 9 empresas de componentes. 15 empresas de base tecnológica e 6 entidades associativas e de ciência e interface tecnológico.

Numa nota publicada no sítio do CTCP, é referido que está em curso “a modernização dos processos e de novos produtos, tornando a indústria portuguesa mais ágil e competitiva; a mais moderna do mundo”. Para isso, o setor investirá “no desenvolvimento de processos produtivos robotizados e automatizados, software de gestão e controlo de produção, em paralelo com o desenvolvimento e produção de novas tipologias de produtos ecológicos e sustentáveis”, garante Florbela Silva, Coordenadora do projeto do CTCP.

Alargar a gama de produtos e otimizar a eficiência produtiva, reduzindo o desperdício de energia, com maior qualificação e capacitação dos recursos humanos são objetivos para “ganhar escala internacional”.



O plano passa pela “atração de empresas de base tecnológica, com tradição e experiência noutras indústrias, para desenvolvimento de novos equipamentos e processos industriais disruptivos, mais eficientes e com aumento de capacidade produtiva”.

A Agenda FAIST vai “apostar em empresas portuguesas para a produção de bens de equipamentos e processos inovadores, reduzindo assim a importação destas tecnologias e aumentando as oportunidades para a indústria nacional com impacto no crescimento de postos de trabalho qualificados”, explica o CTCP.

“A concretização deste projeto dará um impulso significativo ao cluster do calçado e marroquinaria português, aumentando o seu grau de especialização tanto em novos produtos, como em bens de equipamentos e processos e serão alcançados aumentos importantes na agilidade da resposta aos mercados e da sustentabilidade, suportadas em tecnologia e inteligência, com uma elevada diferenciação e projeção internacional”, termina Florbela Silva.

spot_img

Artigos relacionados

Foca Quinta da Lixa conquista 40 medalhas nos Campeonatos Territoriais

O Foca Quinta da Lixa conquistou 40 medalhas nos Campeonatos Territoriais de Juvenis, Juniores e Seniores de piscina...

Presidente da Câmara pediu explicações ao Governo sobre Casa de Sergude

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, reuniu-se com a secretária de Estado da Habitação, Patrícia...

João Lourenço vai liderar bancada do PSD na Assembleia Municipal

João Lourenço, 27 anos, foi eleito líder da bancada do Partido Social Democrata na Assembleia Municipal de Felgueiras...

Festas de Santa Luzia: Ruizinho do Acordeão é cabeça de cartaz

As festas de Santa Luzia, em Lagares, Felgueiras, que vão decorrer entre os dias 12 e 14 de...