Imponente, belo e de visita obrigatória

Data

 

O Mosteiro do Bom Jesus, na Vila de Barrosas, é um dos templos mais belos do concelho. Rico em história e fé, lá no alto mostra toda a sua grandiosidade.

Mosteiro do Bom Jesus de Barrosas (Foto: Felgueiras Diário – Direitos Reservados)

Lá no alto, imponente, o Mosteiro do Bom Jesus, olha a Vila de Barrosas e as terras circundantes, com olhos protetores. O edifício é majestoso.

Este Mosteiro é um dos elementos de maior valor do património histórico do concelho de Felgueiras, situado no coração de Idães, Vila de Barrosas.

A sua história remonta há alguns séculos atrás.

Durante o século XVIII a devoção de fiéis a este local levou a que a pequena capela (construída em 1672) que ali existia, em honra a Santo Cristo, erigida pela manifestação de Cristo a um pastor de nome Domingos França, tivesse sido “substituída” por um templo grande.

Bom Jesus (foto Felgueiras Diário – Direitos reservados)

O templo foi sofrendo alterações durante os séculos XVIII e XIX. No séc. XIX, foi alvo de uma intervenção de fundo.

No seu interior, existem três altares que representam a Paixão de Cristo, um na capela mor e dois laterais, sendo o primeiro dedicado à Crucificação de Jesus Cristo.

Interior do Mosteiro

Os laterais representam a Piéta (é uma estátua da autoria de Michelangelo de São Pedro, representando o tema da Bíblia da Virgem Maria Dolorosa segurando sobre os joelhos Jesus Cristo) e o Ecce Homo (Eis o Homem, Rei dos Homens, Jesus Cristo, na tradução em português).

Altar mor do Mosteiro do Bom Jesus

Visitar o Mosteiro do Bom Jesus de Barrosas é imprescindível para quem gosta de apreciar o património histórico religioso. A visita é ainda de maior significado para os Cristãos.

Mosteiro do Bom Jesus e parte do largo
Largo do Bom Jesus recentemente renovado

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Longra organiza 26º festival de folclore e comemora 30 anos do Rancho Infantil

O 26º Festival de Folclore Vila da Longra vai decorrer no dia 5 de maio, na Escola do...

Participação de Falecimento

Manuel da Costa Moreira Faleceu aos 65 Anos Residente :Rua da Bela Vista, Lagares-Felgueiras Funeral : Realiza se na Igreja Paroquial...

Participação de Falecimento

FUNERÁRIA SENRASRA. APARECIDA | LONGRA | FELGUEIRAS965 435 057 - 917 935 052