Escritor José Carlos Pereira na Semana Cultural de Coimbra

Data

 

José Carlos Pereira

A Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que se realiza na primeira quinzena deste mês, cujo tema genérico denomina-se “Horizonte”, vai acolher e apoiar a teatralização do conto literário “Carta para Ofélia”, do escritor felgueirense José Carlos Pereira, que será precedida de um workshop, com interação de crianças com adultos e, alguns destes, seniores, e seguida de uma tertúlia com os poetas João Rasteiro e Filipa Vera Jardim, bem como com a atriz Aurora Gaia. A parte cénica do conto estará a cargo da atriz Cristiana José Rodrigues. Intervirão também o autor e a mentora das suas atividades literárias, Lília de Castro e Costa.

Este é o segundo ano consecutivo em que uma composição literária de José Carlos Pereira é escolhida pela Reitoria da referida Universidade. Desta vez, o evento realiza-se no auditório da Faculdade de Economia, no próximo dia 11, a partir das 16 horas.



“O evento é organizado pelo Conservatório de Música de Felgueiras. Congratulo-me e muito agradeço o importante incentivo da Universidade de Coimbra, que recebe o evento e concede patrocínio para o efeito, sem o qual não seria possível realizá-lo. O conto “Carta para Ofélia” foi publicado em 2013, numa antologia de autores portugueses e brasileiros, “Magia das Chaves”, da qual José Carlos foi um dos três coordenadores. Trata-se de uma carta imaginária de Fernando Pessoa, no dia da sua morte, para a sua namorada, Ofélia. Ela encontra-se com Álvaro de Campos, com Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Mário de Sá-Carneiro. Avisada de que corre perigo, é aconselhada a ir junto do sepulcro de Fernando, no Mosteiro dos Jerónimos, onde irá encontrar a carta e uma chave com a qual tentará desvendar o mistério da existência. O Horizonte é “uma infinita sucessão de vácuos”, refere Lilia Costa, mentora das atividades literárias do escritor.

José Carlos Pereira é autor literário e animador cultural há mais de trinta anos. É licenciado em Português-História, pela Universidade Aberta, e mestre em Estudos Clássicos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

“Com a idade que tenho nunca vi um convívio assim”

Manuel, nome fictício, mas também nao importa. real. O que conta é a alegria deste sexagenário, um dos...

Pinheiro em festa cinco dias para celebrar Nossa Senhora da Aparecida

As festividades em honra de Nossa Senhora da Aparecida, em Pinheiro, vão decorrer de 11 a 15 de...

Colisão provoca um ferido

Uma colisão, registada na tarde desta sexta-feira, cerca das 16h45, em Torrados, Felgueiras, entre um ligeiro de passageiros...

Despiste seguido de capotamento e atropelamento

O despiste de um veículo seguido de capotamento e atropelamento na Reta da Mata, em Felgueiras, provocou dois...