Ensemble Cardo-Roxo atua no Mosteiro de Pombeiro

Data

 

Ensemble Cardo-Roxo

O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, recebe este sábado, 4 de novembro, às 21 horas, o primeiro concerto do ciclo “Ad Orientem”, pelo Ensemble Cardo-Roxo.

“Um olhar criativo e científico sobre o património histórico e musical do Norte de Portugal” é o mote deste ciclo, que percorrerá 12 monumentos até março de 2024, sete dos quais na Rota do Românico.

Pub.

O Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.

Pub.

Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde, percussão, entre outros), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade de grande originalidade e de surpreendente harmonia.

Promovido pela associação cultural Projecto Cardo, o ciclo “Ad Orientem” conta com a parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e da Rota do Românico, e com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Antena 2.

Pub.

A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

Pub.

spot_img

Artigos relacionados

Carro assaltado no centro da cidade

Um automóvel foi assaltado no Largo dos Carvalhinhos, na Lixa, na noite desta segunda-feira cerca das 21h30. Os meliantes...

Magusto solidário na Lixa adiado para 23 de novembro

Iniciativa estava marcada para o passado domingo, mas foi adiada devido ao mau tempo. A atividade desafia a...

Alienação da Casa de Sergude chega à Assembleia da República

A venda da Quinta de Sergude, em Sendim, Felgueiras, anunciada pelo Governo, há algumas semanas, chegou à Assembleia...