E os de Vila Meã também por terem ajudado. Cerimónia é este sábado em Guimarães, promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses.


O Prémio Bombeiro de Mérito 2024 vai ser entregue aos Bombeiros Voluntários da Lixa e também aos Bombeiros Voluntários de Vila Meã, pelo resgate de um companheiro no meio do fogo e do escuro em circunstâncias de risco de vida.
O galardão, promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses, vai ser entregue em parada na cidade de Guimarães no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, que decorrem entre esta sexta-feira e domingo na cidade berço.
A cerimónia contará com a presença de elementos da direção e comando dos Bombeiros da Lixa, Câmara de Felgueiras e outras entidades.
A proposta foi apresentada pelo Comandante dos Bombeiros da Lixa, Vítor Hugo Meireles, e aprovada pela Liga dos Bombeiros.
O caso na origem do Prémio
No dia 16 de setembro de 2024, em Figueiró, Amarante,o lugar de Troxainho, foi, uma vez mais, assolado por um devastador incêndio florestal, cuja violência e severidade colocaram em risco vidas humanas, bens e o património natural.
Cenário de recursos limitados (inexistência de meios disponíveis CRESP) e num contexto de interface urbano-florestal logo população em sobressalto, a missão dos operacionais era clara: salvar, pela ordem de prioridade, pessoas, bens e ambiente.
A complexidade do terreno, a densa vegetação e a propagação agressiva do fogo desafiaram constantemente a capacidade de reação e resistência dos/as Operacionais/ envolvidos.
Foi neste quadro de extrema adversidade que o nosso Chefe Paulo Soqueiro, no exercício da sua missão, caiu numa depressão natural do terreno, ficando impossibilitado de se mover e desorientado, além de ter sofrido lesões que diminuíam a sua esperança de sobrevivência, a ameaça iminente das chamas e a impossibilidade de escapar pelos seus próprios meios agravavam ainda mais a sua situação. Consciente da gravidade do momento, acionou o botão de pânico via SIRESP, alertando de imediato (ainda que de forma inconsciente) todos os envolvidos para a sua situação e consequente desaparecimento. Sem hesitação, elementos dos Corpos de Bombeiros da Lixa e de Vila Meã uniram esforços numa operação de busca e resgate de enorme complexidade, liderada com coragem e determinação. A escuridão da noite, a reduzida visibilidade, o terreno acidentado e a constante ameaça das chamas não demoveram os operacionais, que se mantiveram firmes no seu propósito de encontrar e salvar o seu camarada e os restantes a suster o fogo em direção a ele e habitações bem como toda a população. E cumpriram a missão.