Bombeiros da Lixa ganham Prémio Bombeiro de Mérito por terem salvo a vida a um bombeiro

Data

 

E os de Vila Meã também por terem ajudado. Cerimónia é este sábado em Guimarães, promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

O Prémio Bombeiro de Mérito 2024 vai ser entregue aos Bombeiros Voluntários da Lixa e também aos Bombeiros Voluntários de Vila Meã, pelo resgate de um companheiro no meio do fogo e do escuro em circunstâncias de risco de vida.

O galardão, promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses, vai ser entregue em parada na cidade de Guimarães no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, que decorrem entre esta sexta-feira e domingo na cidade berço.

A cerimónia contará com a presença de elementos da direção e comando dos Bombeiros da Lixa, Câmara de Felgueiras e outras entidades.

A proposta foi apresentada pelo Comandante dos Bombeiros da Lixa, Vítor Hugo Meireles, e aprovada pela Liga dos Bombeiros.

O caso na origem do Prémio

No dia 16 de setembro de 2024, em Figueiró, Amarante,o lugar de Troxainho, foi, uma vez mais, assolado por um devastador incêndio florestal, cuja violência e severidade colocaram em risco vidas humanas, bens e o património natural.

Cenário de recursos limitados (inexistência de meios disponíveis CRESP) e num contexto de interface urbano-florestal logo população em sobressalto, a missão dos operacionais era clara: salvar, pela ordem de prioridade, pessoas, bens e ambiente.

A complexidade do terreno, a densa vegetação e a propagação agressiva do fogo desafiaram constantemente a capacidade de reação e resistência dos/as Operacionais/ envolvidos.

Foi neste quadro de extrema adversidade que o nosso Chefe Paulo Soqueiro, no exercício da sua missão, caiu numa depressão natural do terreno, ficando impossibilitado de se mover e desorientado, além de ter sofrido lesões que diminuíam a sua esperança de sobrevivência, a ameaça iminente das chamas e a impossibilidade de escapar pelos seus próprios meios agravavam ainda mais a sua situação. Consciente da gravidade do momento, acionou o botão de pânico via SIRESP, alertando de imediato (ainda que de forma inconsciente) todos os envolvidos para a sua situação e consequente desaparecimento. Sem hesitação, elementos dos Corpos de Bombeiros da Lixa e de Vila Meã uniram esforços numa operação de busca e resgate de enorme complexidade, liderada com coragem e determinação. A escuridão da noite, a reduzida visibilidade, o terreno acidentado e a constante ameaça das chamas não demoveram os operacionais, que se mantiveram firmes no seu propósito de encontrar e salvar o seu camarada e os restantes a suster o fogo em direção a ele e habitações bem como toda a população. E cumpriram a missão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Felgueiras vai promover-se na Turexpo na Galiza

A AEF, com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras, vai marcar presença na feira Turexpo Galicia, que...

Motociclista ferido com gravidade em colisão

Um jovem de 26 anos ficou ferido com gravidade na sequência de uma colisão entre um motociclo e...

Bakero fica mais uma época em Sendim

Foto: Desporto em Fafe Bakero vai continuar no comando técnico do Sendim. O clube e o treinador acertaram...

Cinco atletas do Foca Quinta da Lixa chamados à seleção

Simão Melo Silva, Simão Mendes, Gabriel Muacasso, Leonardo Silva Peixoto e Paulo Dias Pinto, são os atletas do...