

A Biblioteca Municipal de Felgueiras vai homenagear o artista Naia, nome artístico do felgueirense António Manuel Ribeiro de Magalhães. Aquele espaço vai acolher uma exposição com obras do felgueirense e curadoria de Adriana Henriques, Artista Plástica e Docente Universitária, entre 08 e 26 de novembro.
Naia, natural da Pedreira, Felgueiras, construiu um percurso singular, onde a arte se fez reflexão, resistência e partilha. Criador inquieto, explorou pintura, escultura, colagem, instalação e escrita, deixando uma marca de autenticidade e liberdade. Faleceu em 2024.
Saiba mais aqui: Faleceu António Magalhães, Naia para o mundo das artes – Felgueiras Diário
Assinou como Naia, e também como Berto da Vinha, autor do romance “A Mulher Cisne Que Queria Ser Pata”, cuja capa foi ilustrada por Adriana Henriques, sua amiga e curadora, e que será apresentado no mesmo espaço cultural.
“Esta exposição é mais do que uma homenagem: é um reencontro com o homem, o artista e o amigo — com aquele que nos ensinou que a liberdade tem cor, textura, corpo e nome: Naia. O bom rebelde, sonhador, idealista… sempre a lutar contra a monotonia.”, pode ler-se na sinopse da mostra.
pub








