

Alunos da turma RE3A, da Escola Básica Cimo de Vila, Refontoura, do Agrupamento de Escolas de Airães, viveram um dia inesquecível após terem conquistado o prémio no âmbito do projeto “No Poupar Está o Ganho”, promovido pela Fundação António Cupertino de Miranda, no ano letivo 2024/2025.
Com o projeto “O Porquinho Mealheiro”, os alunos foram distinguidos com a “Menção Honrosa – Replicabilidade”, na 15.ª edição do Concurso Final que premeia os melhores projetos e iniciativas de educação financeira em escolas de todo o país.
Como reconhecimento pelo trabalho criativo e pela forma como aplicaram os conceitos de literacia financeira, receberam, entre os vários prémios atribuídos, um cruzeiro pelas emblemáticas Pontes do Douro. Durante o passeio pelas águas do Douro, num ambiente festivo e de boa disposição, onde exibiram com orgulho as camisolas do projeto, oferecidas na cerimónia de encerramento do Concurso.
O projeto “No Poupar Está o Ganho” é dirigido a alunos do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) (3.º ano de escolaridade) e constitui uma ferramenta educativa prática e inovadora que permite o acesso a recursos pedagógicos e a uma plataforma de e-learning, onde podem aprender e explorar conceitos através de manuais, planos de aula, vídeos, exercícios, jogos e desafios, além das visitas ao Museu do Papel Moeda e das Olimpíadas de Educação Financeira.
No ano letivo 2025/2026, o projeto “No Poupar Está o Ganho” continuará a ser implementado junto de novas turmas do 1.º CEB, reforçando o compromisso do Município de Felgueiras em apoiar iniciativas que promovam a literacia financeira desde cedo, alinhando-se com a Estratégia Nacional de Educação para Cidadania (ENEC), que assume a literacia financeira uma dimensão essencial na formação dos/as alunos/as.


