A mulher que tornou conhecido o Pão de Ló de Margaride vai ser homenageada

Data

 

Leonor Rosa da Silva, a principal divulgadora desta iguaria da doçaria tradicional de Felgueiras, será evocada num evento agendado para o dia 3 de março, a propósito dos 200 anos do seu nascimento.

Leonor Rosa da Silva vai ser lembrada numa iniciativa que a Câmara Municipal de Felgueiras está a promover denominada “Conversas com sabor a pão de ló”.

A principal divulgadora desta iguaria da doçaria tradicional de Felgueiras, será evocada num evento agendado para o dia 3 de março, a propósito dos 200 anos do seu nascimento.

O evento começará com uma visita ao espaço de Exposições “Felgueiras: Passado, Presente e Futuro” (pelas 15 horas), disse a organização.

Foto Casa Pão de Ló de Margaridade – CM Felgueiras

Segue-se a inauguração da exposição dedicada ao bicentenário de Leonor Rosa da Silva, denominada “Leonor Rosa, a doceira de Margarida” e que ficará patente na Praça da República.

A completar toda esta ação, dedicada à mulher empreendedora de Felgueiras, Leonor Rosa da Silva, segue-se uma visita orientada à fábrica do Pão de Ló de Margaride, onde será possível descobrir o processo de fabrico e aprofundar o conhecimento da receita e modos de fazer este doce tão identitário dos felgueirenses.

O momento será enriquecido com uma conferência “Conversas com sabor a pão de ló”, dirigida pela professora Anabela Ramos, especialista em história social que permitirá levar ao conhecimento de todos a importância deste doce tão apreciado: O Pão de Ló, produzido em Margaride há mais de dois séculos.

Esta atividade é uma espécie de mote para a apresentação do Festival do Pão de Ló – Mostra Internacional de Doçaria Tradicional, que se realizará de 22 a 24 de março, na Praça Dr. Machado de Matos.

PROGRAMA:

15:00 – Visita à Exposição “Felgueiras: Passado, Presente e Futuro”

16:00 – Inauguração da Exposição “Bicentenário de Leonor Rosa da Silva” – Jardins da Praça da República

16:30 – Visita à fábrica do Pão de Ló de Margaride e Conferência com a historiadora Anabela Ramos

Pub.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Felgueiras vence Lourosa com exibição de gala

Vitória espetacular do Felgueiras diante de um adversário direto na luta pela promoção em jogo da 11ª jornada...

Longra organiza 26º festival de folclore e comemora 30 anos do Rancho Infantil

O 26º Festival de Folclore Vila da Longra vai decorrer no dia 5 de maio, na Escola do...

Participação de Falecimento

Manuel da Costa Moreira Faleceu aos 65 Anos Residente :Rua da Bela Vista, Lagares-Felgueiras Funeral : Realiza se na Igreja Paroquial...