A mulher que tornou conhecido o Pão de Ló de Margaride vai ser homenageada

Data

 

Leonor Rosa da Silva, a principal divulgadora desta iguaria da doçaria tradicional de Felgueiras, será evocada num evento agendado para o dia 3 de março, a propósito dos 200 anos do seu nascimento.

Leonor Rosa da Silva vai ser lembrada numa iniciativa que a Câmara Municipal de Felgueiras está a promover denominada “Conversas com sabor a pão de ló”.

A principal divulgadora desta iguaria da doçaria tradicional de Felgueiras, será evocada num evento agendado para o dia 3 de março, a propósito dos 200 anos do seu nascimento.

O evento começará com uma visita ao espaço de Exposições “Felgueiras: Passado, Presente e Futuro” (pelas 15 horas), disse a organização.

Foto Casa Pão de Ló de Margaridade – CM Felgueiras

Segue-se a inauguração da exposição dedicada ao bicentenário de Leonor Rosa da Silva, denominada “Leonor Rosa, a doceira de Margarida” e que ficará patente na Praça da República.

A completar toda esta ação, dedicada à mulher empreendedora de Felgueiras, Leonor Rosa da Silva, segue-se uma visita orientada à fábrica do Pão de Ló de Margaride, onde será possível descobrir o processo de fabrico e aprofundar o conhecimento da receita e modos de fazer este doce tão identitário dos felgueirenses.

O momento será enriquecido com uma conferência “Conversas com sabor a pão de ló”, dirigida pela professora Anabela Ramos, especialista em história social que permitirá levar ao conhecimento de todos a importância deste doce tão apreciado: O Pão de Ló, produzido em Margaride há mais de dois séculos.

Esta atividade é uma espécie de mote para a apresentação do Festival do Pão de Ló – Mostra Internacional de Doçaria Tradicional, que se realizará de 22 a 24 de março, na Praça Dr. Machado de Matos.

PROGRAMA:

15:00 – Visita à Exposição “Felgueiras: Passado, Presente e Futuro”

16:00 – Inauguração da Exposição “Bicentenário de Leonor Rosa da Silva” – Jardins da Praça da República

16:30 – Visita à fábrica do Pão de Ló de Margaride e Conferência com a historiadora Anabela Ramos

Pub.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Felgueiras deixou escapar vitória nos descontos

O Felgueiras empatou a uma bola com a Académica, em Coimbra, este sábado. O golo do empate foi marcado...

Família pede ajuda para localizar homem desaparecido

Um homem de Sendim está desaparecido e a família lançou um apelo para tentar localizá-lo. Trata-se de Luís Osório,...

“O jogo é decisivo e por isso temos de o ganhar”

Agostinho Bento, treinador do Felgueiras, considerou que o jogo deste sábado, em Coimbra, com a Académica, é decisivo...

Instituições de Solidariedade recebem 200 mil euros do Município

Mais de 200 mil euros foram atribuídos pela Câmara de Felgueiras às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSSs),...