Diocese do Porto tem dois novos Bispos Auxiliares

Data

 

Saiba quem são.

D. Joaquim e D. Roberto

D. Joaquim Proença Dionísio, da Diocese de Lamego, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe, e D. Roberto Rosmaninho Mariz, proveniente da Arquidiocese de Braga, são os dois novos Bispos Auxiliares do Porto.

A informação foi avançada pela Diocese do Porto, da qual Felgueiras é parte integrante, esta sexta-feira.

“Trata-se, de facto, de dois novos «reforços» que em muito contribuirão para o bem da nossa Diocese, já que a sua formação e experiência pastoral é rica e variada”, refere uma nota assinada pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Serão ordenados nas suas Dioceses. No caso de D. Joaquim, em Lamego, a 16 de julho e no de D. Roberto, em Braga, a 23 de julho.

Recorde-se que um dos Bispos Auxiliares, D. Pio Alves, pediu a resignação há cerca de três anos e só agora será substituído.

D. Vitorino Soares mantém-se como Bispo Auxiliar.

OS NOVOS BISPOS AUXILIARES:

D. Joaquim Proença Dionísio, de 54 anos, foi Pároco em várias Paróquias, Capelão de Comunidades de língua portuguesa na Alemanha e na França, Reitor do Seminário Maior de Lamego, Diretor do Semanário Diocesano “Voz de Lamego”, Diretor da Comissão Diocesana das Vocações e Ministérios, Presidente da Direção do Centro Diocesano de Promoção Social e Diretor da sua Escola Profissional, Diretor do Centro de Estudos “Fé e Cultura” para a formação dos agentes de pastoral, membro de vários Conselhos Diocesanos, etc. Na atualidade, é Reitor do Santuário da Lapa e Pároco. Foi nomeado Cónego da Sé de Lamego. Possui o Mestrado em Teologia Dogmática pelo Institut Catholique de Paris.



D. Roberto Rosmaninho Mariz, tem 49 anos e também é cónego da Sé de Braga. Possui a Licenciatura em Sociologia pela Universidade do Minho e o Doutoramento em Estudos da Religião pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica. É Pároco de S. José de S. Lázaro e de S. Pedro de Lomar, em Braga, e presidente dos respetivos Centros Sociais; membro do Núcleo Executivo do Fundo Arquidiocesano “Partilhar com Esperança”; vice-presidente da UDIPSS – Braga; é “Órgão de Vigilância” das Oficinas de S. José e da Cáritas Arquidiocesana; orientador pastoral dos seminaristas do 6º ano de Teologia na área da Pastoral Social – Doutrina Social da Igreja; Vigário Episcopal da Ação Social; membro da Direção do IDAC – Instituto Diocesano de Apoio ao Clero; Vigário Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade; Ecónomo da Arquidiocese, entre outros.


spot_img

Artigos relacionados

Colisão entre duas viaturas em Barrosas

Uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros na na freguesia de Idães, Barrosas, concelho de Felgueiras,...

Felgueirense Eurico Pereira foi 2º no Sousões Trail

Eurico Pereira, do União Desportiva de Várzea, foi 2º classificado no Sousões Trail. Na prova felgueirense de 17...

Colisão provoca grande congestionamento

Uma colisão entre dois veículos junto à Rotunda das Campas, Lagares, Felgueiras, provocou grande congestionamento no trânsito naquela...

Secretariado das Missões congratula-se com êxito do Jubileu Diocesano das Missões

O Secretariado Diocesano das Missões do Porto tem como Diretor o Padre Alípio Barbosa, Pároco de Vila Cova...