

O autor felgueirense José António Silva, radicado há vários anos em Valpaços, faleceu este sábado, vítima de doença. Tinha 66 anos de idade.
“Felgueiras em bilhete postal ilustrado” (PontiLetras) e “Felgueiras – rostos do tempo” foram os livros que publicou a propósito da sua terra natal.
“Valpaços – Jóia de Trás-os-Montes” (PontiLetras) é outro dos títulos do autor felgueirense, assim como “O partido progressista de Valpaços : 1886-1910” (edição da Câmara de Valpaços, 2006).
“Traição de Valpaços ou traição a Valpaços? : um episódio de 1895”, publicado em 2010, e “Santa Casa da Misericórdia de Valpaços – Setenta Anos”, em 2016, são outros livros do autor que deixou vasta obra publicada (ver abaixo).
José António Soares da Silva nasceu em Margaride, em 1959. Após a instrução primária frequentou o Externato Infante D. Henrique, prosseguindo estudos no Liceu Nacional de Guimarães.
É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e obteve o grau de mestre em Ciências da Cultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi docente ao longo de toda a sua vida.
À família enlutada, o Felgueiras Diário endereça sentidas condolências.
OBRAS PUBLICADAS
- Felgueiras – Rostos do Tempo.
- O Partido Progressista de Valpaços – 1886 / 1910.
- 50º Aniversário da Adega Cooperativa de Valpaços.
- Lições de Filozoofia.
- Traição de Valpaços ou Traição a Valpaços? (Um episódio de 1895).
- Valpaços – Rostos do Tempo.
- Santa Casa da Misericórdia de Valpaços – 70 anos.
- Valpaços – Jóia de Trás-os-Montes.
- Sete Crónicas Cómico Trágicas do Portugal Contemporâneo.