

Por trás de uma grande atleta está sempre um grande…treinador. É esta a frase que melhor define a relação atleta/treinador de Mariana Moreira com Carlos Mendes. A corredora felgueirense trouxe recentemente da Macedónia a medalha de ouro nos 1500 metros que conquistou no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOGE).
Carlos Mendes, que acompanhou a atleta na Macedónia, integrando a equipa técnica da Federação Portuguesa de Atletismo, é um homem experimentado e com provadas dadas na modalidade.
“Sou o treinador nacional com mais atletas a participar nesta competição de alto nível”
O treinador do União Desportiva de Várzea tem sido pedra basilar na formação de atletas vencedores. É exemplo de resiliência e de competência. Sente orgulho no que faz com uma boa dose de esforço e de coração que explicam, em boa medida, os resultados e o sucesso.
pub


O treinador, de 58 anos, tem uma ligação que vem de longe ao atletismo. “Desde os 19 anos que me dedico à corrida. Ao longo destes 39 anos, senti que melhorei não só como treinador, mas como pessoa. O Várzea já teve dois medalhados de ouro no FOGE, em 2009 na Filândia foi Rui Pinto, nos 1500 metros, e agora, em 2025, na Macedónia do Norte, Mariana Moreira também nos 1500 metros. Temos participações no FOGE com Daniela Cunha, Silvana Dias, Fábio Gomes, Sofia Teixeira, Lara Costa e Lara Machado e sou o treinador nacional com mais atletas a participar nesta competição de alto nível”, disse.


Na Macedónia, viveu algo inexplicável. “Não tenho palavras para explicar o que senti, apesar de as minhas expectativas serem altas, fiquei extremamente orgulhoso do trabalho que nós equipa técnica e direção do clube UDV, desenvolvemos”, exclamou a propósito da vitória de Mariana Moreira.
pub


Mendes lembra: “a Mariana foi para o FOGE com a segunda melhor marca, logo as expectativas eram altas e dignas de lutar por medalhas”, por isso “vencer era uma possibilidade” que se concretizou.
pub


Subir ao lugar mais alto do pódio nesta competição internacional, permite a Mariana Moreira sonhar com altos voos.
“Com esta vitória a atleta Mariana Moreira não só ganhou uma medalha, como também estatuto de alta competição que definitivamente abrirá muitas portas para o futuro. É de ressaltar que estes atletas precisam de muito mais apoio do que atualmente recebem”, concluiu.
pub







