Por razões pessoais.


O Padre Abílio Barbosa vai deixar as Paróquias da Lixa.
Pároco de Vila Cova da Lixa, Borba de Godim e Macieira da Lixa, desde novembro de 2021, vai deixar as funções por motivos pessoais.
O anúncio foi feito na Missa da tarde deste sábado na Igreja de Nossa Senhora de Todo o Mundo, na Lixa, e provocou lágrimas e um sentimento de tristeza na comunidade.
A decisão foi já comunicada à Diocese que agora deverá nomear um novo Pároco nos próximos dias.
O Padre Abílio Barbosa completou recentemente, a 10 de julho, 42 anos de serviço à Igreja.
Ao longo dos 42 anos de vida sacerdotal desenvolveu notório e profícuo trabalho pastoral, social e cultural.
Além disso, dinamizou a construção de vários equipamentos nas paróquias por onde passou, procedeu à beneficiação dos templos, fomentou diversas obras físicas e sociais.
Abílio António Leal Coelho Barbosa nasceu em Angola a 5 de dezembro de 1958. Cresceu em Paços de Ferreira, onde reside.
Entrou para o Seminário do Bom Pastor em 1970, quatro anos depois ingressou no Seminário de Vilar e concluiu a sua formação no Seminário da Sé, em 1976. Foi ordenado a 10 de julho de 1983 por D. Júlio Tavares Rebimbas, responsável à época da Diocese do Porto.
Foi Pároco da Pedreira e S. Jorge de Várzea desde 1984 até 2021. Em 2008, foi-lhe atribuída a Paróquia de Airães, que deixou em 2021, quando assumiu as Paróquias da Lixa, onde o seu trabalho era amplamente reconhecido.
Administrou as Paróquias de Sernande e Rande desde 1990 até 2000, tendo ainda sido Pároco na Refontoura vários anos.
Agora, por motivos pessoais, deixará a vida de Pároco.
O Felgueiras Diário endereça ao Padre Abílio um abraço de reconhecimento e gratidão pelo frutuoso serviço que tem prestado a Deus, à Igreja e à comunidade.