Faleceu um dos maiores estudiosos de Leonardo Coimbra

Data

 

Faleceu Arnaldo de Pinho, um dos maiores estudiosos da obra de Leonardo Coimbra, pensador nascido na Lixa, que na parte final da sua vida de converteu ao Cristianismo.

Esteve variadas vezes em Felgueiras, onde apresentou os seus livros sobre Leonardo Coimbra e falou sobre o pensamento do lixense que foi Ministro da Instrução e fundador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Arnaldo de Pinho tinha 82 anos. Foi professor universitário, filósofo, teólogo e homem de cultura. Antigo Diretor e Membro do Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica Portuguesa – Porto.

Foi ordenado Padre a 01 de agosto de 1965, e atualmente era Cónego e Presidente do Cabido da Sé da Diocese do Porto e Membro do Conselho Presbiteral.

Arnaldo de Pinho nasceu em Moldes, Arouca, em 1942. Frequentou entre 1971 e 1976 a Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, onde estudou Teologia e Filosofia, assim como História e Cultura Francesa, vindo a doutorar-se em Ciências Religiosas. Doutorou-se ainda em Salamanca no ano de 1987, na Universidade Pontifícia.

Professor catedrático jubilado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, foi diretor da Faculdade de Teologia do Porto.

Entre as suas obras, destacam-se, em colaboração: Pasion de Verdad, Newman cien años después (Salamanca, 1992) e Le monde politique a changé. Quelle culture pour quelle Europe (Saarbrucken, 1990).

Como obra própria, destaca-se: Desmitologização ou Interpretação, O que é a Teologia, Uma Cristologia para a identidade cristã na ModernidadeO Pensamento cristológico de D. António Ferreira GomesD. António Ferreira Gomes, Antologia do seu Pensamento (três volumes), seleção e notas, introdução ao II Vol.; Fé/Cultura, dois volumes (1987/92); Cultura da Modernidade e Nova Evangelização (Porto, 1991); Comentário à Exortação Apostólica “Christifiteles Laici”, 3.ª ed. 1991. Leonardo Coimbra, Filosofia e Teologia, novembro de 1998. Biografia de D. António Ferreira Gomes, intitulada Crónica de um amor à verdade.

spot_img

Artigos relacionados

Senhora da Pedreira completa 102 anos de vida

Maria Isaura de Freitas completa esta terça-feira, dia 01 de julho, 102 anos de vida. Esta centenária, nasceu...

Carlos Silva da Carkiko foi 2° no Penafiel Racing Fest

A dupla Carlos Silva/Paulo Alves, da Carkiko Automóveis, conseguiu um 2° lugar RWD no Penafiel Racing Fest. Graças a...

Longra vai ter Parque Urbano

O Parque Urbano da Vila da Longra, num investimento de cerca de 2 milhões de euros, vai ser...

Tenista João Forte no Campeonato Nacional no Jamor

O tenista felgueirense João Forte, do escalão Sub-10, apura-se para o quadro principal do Campeonato Nacional de Ténis...