Bispo D. Vitorino Soares presidiu à Missa Solene com 700 pessoas na Igreja Nova

Data

 

Igreja da Lixa encheu para uma celebração que ficará na memória.

O Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares, presidiu à Missa Solene em honra de Nossa Senhora das Vitórias, na Lixa, este domingo, na Igreja de Nossa Senhora de Todo o Mundo, popularmente designada de Igreja Nova, que contou com 700 participantes.

pub.

Com o templo repleto, o prelado agradeceu a honra de presidir à Eucaristia num dia especial, de festa, na Lixa, e enalteceu a “devoção à Virgem Maria, Mãe de Deus, exemplo de serviço”.

No momento inicial da Eucaristia, cumprimentou o Padre Abílio Barbosa e o Padre Carlos Armindo Felgueiras, coadjuvantes na celebração, as autoridades presentes e todos os fiéis.

Na homilia, D. Vitorino Soares, destacou ainda “que Nossa Senhora, após a Anunciação, não ficou parada, mas pôs-se a caminho, e foi ao encontro da sua prima Isabel” que gerava no seu ventre João Batista, “em serviço”, num exemplo para todos nós.

Além disso, o prelado salientou que “Nossa Senhora é exemplo da vitória do bem sobre o mal”, exemplo – enfatizou – “de amor, de serviço e de entrega à vontade de Deus”.

Ladeado pelos Padres Abílio Barbosa, Pároco da Lixa, e Carlos Armindo Felgueiras, Sacerdote natural da Lixa, D. Vitorino Soares, agradeceu o convite que lhe foi endereçado pelo responsável Paroquial da Lixa (a 11 de Fevereiro, quando veio celebrar à Igreja da Lixa, muito antes de se saber o programa religioso das festividades).

pub.

Com a Igreja repleta, os cânticos estiveram a cargo do grupo coral, sob a direção de Isabel Bento e Hélder Bento, numa celebração memorável, a que se seguiu a majestosa procissão que percorreu as ruas da cidade, terminando na Capela de Nossa Senhora das Vitórias, onde o Padre Abílio Barbosa salientou que “o mais importante é o amor e a devoção a Nossa Senhora das Vitórias, seja de baixo para cima, numa ou várias etapas com Missa ao meio”, naquilo que considerou que “são circunstâncias que têm de ser analisadas, em cada momento, para ver como vamos manifestar esse amor à Virgem”.

Pub.

“O resto é palavreado, às vezes em mau português”, referiu agradecendo a todos os participantes na celebração e na procissão.

Antes da Missa, Nossa Senhora das Vitórias, foi recebida de forma triunfal, pelas Bandas de Música da Lixa e de Felgueiras, após ter saído da Capela, em procissão acompanhada pela Fanfarra Associação de S. Tiago e Zés Pereiras de Valadares, Baião.

Na sexta-feira, recorde-se, foi celebrada Missa na Capela de Nossa Senhora das Vitórias, seguida de procissão de Velas até à Igreja Nova, onde a imagem foi recebida com fogo de artifício, numa coreografia que agradou às centenas de pessoas que assistiram ao momento.

Nos 9 dias anteriores, decorreu a Novena na Capela.

spot_img

Artigos relacionados

Mickael Carreira canta em Airães nas Festas de Santa Maria

As Festas em Honra de Santa Maria de Airães vão animar este fim-de-semana a freguesia, com destaque para...

Uma das mais antigas festas do país tem corridas de cavalos a galope, feira de gado e muita animação

As festas em honra de Nossa Senhora da Paz e Santa Águeda, em Jugueiros, Felgueiras, que vão decorrer...

O melhor jovem profissional de Controlo Industrial é de Felgueiras e vai representar Portugal na Dinamarca

Nélson Ribeiro, de 20 anos, de Felgueiras, formando pelo CENFIM – Amarante, que conquistou a medalha de Ouro...