Câmara quer comprar 37 casas para arrendamento acessível à população

Data

 

Cidade de Felgueiras, Margaride

A CM Felgueiras prevê adquirir 37 fogos habitacionais já edificados para aumentar a oferta de arrendamento acessível à população, anunciou a autarquia.

A aquisição destas 37 casas surge no âmbito do Programa 1.º Direito – Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Investimento RE-C02-i01 — Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, lê-se num Edital publicada esta quinta-feira.

O Município vai comprar fogos habitacionais enquadrados em habitação coletiva, designadamente apartamentos em propriedade horizontal, ou prédios correspondentes a moradias, da tipologia T1 e T2, para “responder às exigências habitacionais”, explica a autarquia.

Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal, diz que esta medida tem de avançar. “A oferta habitacional no concelho é claramente inferior à procura e isso conduz a valores de arrendamentos e de aquisição de casa bastante elevados. Compete à autarquia dar o primeiro passo e disponibilizar habitações a preços acessíveis a todos. Só assim garantimos a fixação da população e, em especial dos jovens em Felgueiras”, referiu o autarca.

Podem apresentar propostas de venda de imóveis as pessoas singulares ou coletivas, de direito público ou privado, nacionais ou estrangeiras, que sejam proprietárias de imóveis localizados na área geográfica do concelho de Felgueiras, privilegiando-se os imóveis devolutos e degradados inseridos nas áreas de reabilitação urbana.

Os proprietários interessados em apresentar propostas de imóveis podem fazê-lo por via eletrónica através do email habitacao@cm-felgueiras.pt , mediante o preenchimento de formulário disponibilizado em sítio eletrónico www.cm-felgueiras.pt .

O Município de Felgueiras terá um financiamento de 2,6 milhões de euros, devidamente enquadrado no Acordo de Colaboração celebrado entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. e o Município de Felgueiras, no âmbito da Estratégia Local de Habitação do concelho e do Programa 1.º Direito – Investimento RE-– Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência, acrescenta a nota de imprensa da edilidade.

spot_img

Artigos relacionados

Despiste e embate em poste de eletricidade provoca dois feridos

O despiste de um automóvel ligeiro, seguido de embate contra um poste de eletricidade, provocou dois feridos. O...

Bordado da Lixa já é marca registada

O Bordado da Lixa já é uma marca registada, anunciou a União de Freguesias de Vila Cova da...

Banda de Música da Lixa dá concerto comemorativo do 218º aniversário

A Banda de Música da Lixa agendou para este sábado, dia 11 de outubro, o concerto comemorativo dos...

Pancadaria no jogo Pinheiro-Mota

O jogo Pinheiro-Mota, da I Divisão da AF Braga - série F, disputado no passado sábado, acabou com...