Mega “estendal” lembra direitos fundamentais das crianças

Data

 

Os centros das cidades de Felgueiras e da Lixa e da Vila de Barrosas foram transformados num mega “estendal de roupa”, mas não por acaso. São peças de roupa com mensagens escritas por crianças a propósito do 35.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, celebrado a 20 de novembro.

Entre as mensagens, escritas nas peças de vestuário, estão os direitos fundamentais das crianças, como brincar, ter segurança, família, direito à educação, à liberdade, entre outros.

A iniciativa é da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Felgueiras que, assim, se associou à Campanha Nacional promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Este evento é realizado em articulação com os agrupamentos escolares de Felgueiras, a Escola Secundária de Felgueiras e várias IPSS, contando ainda com o apoio do Município de Felgueiras.

Entre as atividades realizadas, destaca-se a iniciativa “Estendal dos Direitos”, que envolveu crianças, docentes e famílias na criação de estendais de tecido ilustrando os direitos das crianças.

A Convenção sobre os Direitos da Criança foi adotada por unanimidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989, sucedendo à Declaração dos Direitos da Criança de 1959. Portugal ratificou este documento em 1990, comprometendo-se com a sua implementação e divulgação.

PUB.

spot_img

Artigos relacionados

Felgueiras perde em casa

📸 João Lopes O Felgueiras perdeu este domingo por 3-1 frente ao Académico de Viseu. O jogo da jornada 11...

Acidente grave com moto provoca dois feridos

Duas viaturas do INEM no local do acidente. Duas pessoas ficaram feridas com gravidade na sequência de um...

Criança de três anos atropelada

Uma criança de três anos foi atropelada na Rua de S. João em Aião, concelho de Felgueiras. A...

Assaltaram as bombas do Alto da Lixa

O posto de abastecimento Repsol, no Alto da Lixa, foi assaltado durante a madrugada deste sábado. O assalto...