Há cinco anos atrás a pandemia começava em Felgueiras

Data

 

Há cinco anos atrás, Felgueiras era o centro das atenções. Tudo por causa do Covid que tinha no concelho o seu foco.

A 07 de março de 2020 era lançado o alerta quando um trabalhador de uma fábrica de calçado, da Vila de Barrosas, foi diagnosticado com Covid-19. Tinha estado na Micam, feira do setor do calçado, em Milão, e teria contagiado várias pessoas da família.

Na mesma noite, numa conferência de imprensa, Nuno Fonseca, presidente da Câmara de Felgueiras, anunciava que a Escola de Idães iria ser encerrada, por precaução, apelava à calma e à serenidade, no meio de um “fenómeno” ainda desconhecido.

Há precisamente cinco anos, a 08 de março de 2020, mais de 100 mil pessoas, dos concelhos de Felgueiras e Lousada foram aconselhadas a ficar em isolamento social, a evitar sair de casa, a privar-se da sua vida normal.

Logo a seguir, a Direção-Geral de Saúde mandava encerrar todas as escolas públicas e privadas, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas, espaços para eventos, entre outros. Reinava a incerteza e o medo instalava-se.

Era preciso agir, embora fosse difícil perceber o que iria acontecer e muito menos perspetivar o que seriam os próximos tempos…em pandemia.

Era igualmente preciso saber conviver com uma “nova e estranha forma de viver”. Todos nos lembramos de como foi.

Tendo em conta a circunscrição de maioria destes casos aos concelhos de Felgueiras e Lousada, afetando também instituições escolares, a evidência apoia o fecho preventivo de todas as escolas…“, indicava o comunicado da DGS.

“As pessoas dos concelhos de Felgueiras e Lousada devem evitar deslocações desnecessárias e participar em reuniões com elevado número de pessoas, de forma a reduzir o número potencial de pessoas contagiadas…”, dizia o documento.

Felgueiras foi um dos primeiros concelhos do país a enfrentar, assim, os desafios da pandemia. Numa altura de grande incerteza e preocupação, a Câmara Municipal de Felgueiras atuou de imediato “para dar um resposta rápida e eficaz, no sentido de proteger a população e minimizar o impacto da crise”, disse-o o presidente da autarquia.

Desde os primeiros momentos da pandemia, o executivo municipal de Nuno Fonseca implementou medidas pioneiras, que viriam a servir de exemplo para outros concelhos do país que viriam a sofrer com a pandemia.

A testagem massiva, a distribuição gratuita de máscaras e equipamentos de proteção individual, a desinfeção regular de espaços públicos e o reforço da rede de apoio social foram algumas dessas ações.

Além das medidas sanitárias, a autarquia também implementou medidas de apoio às famílias e empresas, garantindo apoios financeiros e iniciativas que ajudaram a mitigar os efeitos económicos da pandemia.

A resposta de Felgueiras acabou por ser reconhecida pela sua eficiência e proximidade com a comunidade.

Além disso, foram tomadas várias posições contra a discriminação de que Felgueiras e também Lousada foram vítimas, sobretudo as medidas cerceadoras dos direitos e liberdades individuais das populações e limitativas da atividade económica que durariam muito meses.

Para não mais esquecer…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Felgueiras joga com Leixões na Sexta-Feira Santa, vai a Vizela no dia 26 e inicia maio com o Benfica B

A Liga Portugal já divulgou os horários das próximas jornadas. Só faltam anunciar as duas últimas rondas da...

Felgueiras joga com o último na segunda-feira à noite no fecho da jornada 27

Jogo em Mafra, pelas 20h15. O FC Felgueiras joga em Mafra na segunda-feira, pelas 20h15, no fecho da jornada...

Participação de Falecimento

Faleceu, aos 80 anos de Idade.D. Maria Eugénia Coelho de Faria Ferreira Viúva de António Simões de LemosMãe do...

Mulher morre atropelada

Uma mulher morreu, na sequência de um atropelamento, ao início da noite desta quarta-feira, em S. Jorge de...