“Dedico-me ao que faço de corpo e alma”

Data

 

Pedro Pinto, 21 anos, é jogador do FC Lixa. Foi considerado o jogador do ano pelo clube na Gala do 89º aniversário realizada recentemente. Conclui a licenciatura em Desporto. Agora, vai ingressar no Mestrado na mesma área.

Ao clube, onde joga há muitos anos, sendo um dos capitães de equipa, dedica-se de corpo e alma, tal como a tudo o que gosta de fazer.

Diz ser um apaixonado pela vida e, com humildade, reconhece o apoio de todos os que o têm ajudado, desde a família aos amigos…

Pedro Pinto

Como e quando começaste o teu percurso no mundo do futebol?

Desde pequeno que gosto de futebol. Já jogo futebol federado há 14 anos. Andei nas escolinhas do Futebol Clube da Lixa, tive a oportunidade de crescer dentro do clube, com o apoio de todos os treinadores e companheiros que tive e me ajudaram a ser o que sou hoje.

Foste considerado o jogador do ano pelo clube. O que tens a dizer sobre este prémio?

Agradeço o prémio, que não deixa de ser um reconhecimento do meu trabalho. Sempre me dediquei ao clube de corpo e alma, vibro com as vitorias e assumo as derrotas. Tem um sabor especial por ser o clube do meu coração e ser um dos capitães de equipa e reforço, mais uma vez, que este prémio não é apenas uma conquista pessoal, mas também reflexo do apoio e incentivo que recebi de minha família, amigos, colegas de equipa e treinadores. Obrigado a todos pelo apoio e pela confiança depositada em mim.

Define-te como futebolista?

Sou um jogador que gosto de alcançar tudo a que me proponho, acredito em mim e entrego me completamente ao jogo. Ainda tenho muito que aprender, mas com a ajuda de todos vou aprender a ser melhor.

Até onde queres chegar no futebol?

Óbvio que gostaria de chegar o mais longe possível, embora reconheça as dificuldades e os obstáculos que me possam aparecer, ambicionando sempre atingir um patamar elevado no futebol.

Qual é a tua principal virtude?

Humildade e positivismo. São duas características que são importantes para o sucesso profissional e familiar e ter uma vida equilibrada e satisfatória. Reconheço que não tenho resposta para tudo e estou preparado para aprender e crescer e o positivismo permite me enfrentar os desafios com uma atitude otimista e a procura de soluções.

Qual é o teu principal defeito?

Teimoso, sem dúvida o meu principal defeito, gosto e insisto de colocar em prática o que me faz acreditar, seguir em frente e nunca desistir mesmo diante de argumentos contrários, obstáculos ou evidências em contrário.

Qual é o teu lema de vida?

Ser feliz, e ser a felicidade dos outros, seguir em frente, nunca me cansar de mim mesmo, nunca esquecer a minha essência e acima de tudo aprender com os erros, sendo estes lições de vida. E jamais me esquecer das minhas raízes.

“Adoro o que faço, entrego-me de corpo e alma e cada jogo é um novo desafio para mim.”

Com quem te identificas?

Com os pilares da minha vida, sou a soma dos dois, agradeço a educação e formação que me deram para ser o que sou hoje e todo o sacrifício que fizeram para me ajudar a enriquecer ainda mais. Serei eternamente grato a eles, são a minha vida.

Quem são os heróis da vida real?

Os meus pais e família. Estão sempre lá no momento certo e a apoiar me incondicionalmente. Somos do mesmo sangue e não há maior inspiração. Eles desempenham um papel importante em moldar quem somos e são fontes valiosas de apoio e orientação ao longo da minha vida.

Qual foi o momento mais feliz que tiveste?

Concretamente, não tenho nenhum momento mais feliz. Somos um conjunto de momentos, onde fui muito feliz.



E o mais difícil da tua vida?

A despedida física das minhas avós que fazem parte da minha história de vida.

Qual é o teu maior medo?

Perder as pessoas que mais amo, que são os pilares da minha vida, é extremamente dolorosa. Cada pessoa lida com a perda de maneira diferente, e não há uma maneira “certa” de lidar com a dor. Felizmente sempre tive pessoas que me ajudaram muito a ultrapassar esses momentos.

O que é que te dá mais ânimo?

Futebol, porque adoro o que faço, entrego-me de corpo e alma e cada jogo é um novo desafio para mim. Sinto me realizado ao praticar este desporto, alimenta o meu dia a dia. Além de ser jogador da equipa principal, ajudo na equipa de sub-17 e têm me dado muitas alegrias durante esta época.

Quais foram as lições mais importantes que a vida te ensinou?

Não conseguimos agradar a toda a gente. Haverá sempre alguém que pensa e age a partir de princípios diferentes daqueles em que eu acredito. Não sou obrigado a concordar com todos, mas apenas lembrar-me de ser sincero comigo mesmo.

O que não dispensas?

Praticar exercício físico. Embora treine ao final do dia (futebol) não dispenso treinar no ginásio, aproveito para ter um momento de reflexão.

Pedro Pinto antes de um jogo pelo FC Lixa

O que evitas?

Má alimentação, não sou fanático por dietas, mas procuro comer bem (orientado por um nutricionista), apesar de as vezes não ser nada fácil.

A maior paixão da tua vida?

A minha maior paixão é a vida. A vida é um presente precioso, cheio de oportunidades, experiências e alegrias. Abraçar a caminhada e encontrar propósito e significado em tudo o que fazemos. É sobre apreciar as pequenas coisas, encontrar beleza nos momentos mais simples e procurar o crescimento pessoal e a felicidade todos os dias.
Enfrentar os altos e baixos da vida com uma mentalidade positiva e paixão, assim podemos superar as dificuldades.

Uma pessoa ou facto que te tenha marcado?

Não serei justo nem correto falar em nomes, felizmente tenho algumas pessoas que me marcaram (elas sabem quem são) de forma positiva, estão e estarão sempre presentes na minha vida. Agradeço a todas.

O que mais te entristece?

Ver e conhecer pessoas com más energias, que desejam o mal dos outros e está vida passa muito rápido para perder tempo com quem não o merece.

O que te faz sorrir de orelha a orelha?

A união das pessoas, o amor e as amizades verdadeiras, essas sim arrancam me sorrisos de orelha a orelha.

O que nunca fizeste e gostarias de ter feito?

O que ainda não fiz está nos meus planos para fazer. Tenho sonhos para concretizar e desejo tudo a seu tempo.

Na Gala do FC Lixa, onde foi distinguido como jogador do ano

Qual é o teu maior vício?

O futebol é um desporto extremamente apaixonante. Para mim, o futebol tornou-se um vício. O futebol oferece uma forma de entretenimento e fuga da rotina. A maior parte dos jogos são emocionantes e cativantes.

Passatempo preferido?

Não tenho um passatempo preferido. Dependendo da situação, posso dedicar-me a várias coisas para passar o tempo como ouvir música, ler, jogar Playstation, entre outros.



Qual é teu prato preferido?

Entre muitos outros pratos o que mais me satisfaz é o nosso típico arroz de cabidela.

E qual seria a viagem de sonho?

O destino que me desperta curiosidade é Nova York. Cidade com muita luz e agitação mesmo à minha imagem. A cidade que nunca dorme.

Se pudesses escolher três desejos quais seriam?

Saúde para mim e para os meus, muito sucesso profissional e realizar todos os meus sonhos. Haveria vários para além destes três que eu disse, mas são os mais importantes para mim.

Se tivesses esse poder, o que mudarias na tua terra?

Essencialmente, mudava algumas mentalidades. Porque a Lixa tem excelentes condições, mas para isso tem de haver união em torno da cidade. Empreendimentos desportivos e sociais e criação/melhorias das nossas infraestruturas.

Em ação dentro das quatro linhas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Felgueiras e Vizela voltam a encontrar-se cinco anos depois

Último jogo entre os dois clubes vizinhos foi em 2019 para o Campeonato de Portugal. Felgueiras e Vizela...

Pai Natal chega este sábado a Felgueiras

Arranca este sábado o Natal na Praça Dr. Machado de Matos. Durante a quadra natalícia, aquele local vai...

Convívio de Natal na Cripta da Igreja da Lixa

A Cripta da Igreja de Nossa Senhora de Todo o Mundo, na Lixa, acolhe este domingo, dia 15,...

Felgueirenses no 1º lugar por equipas no Epic Trail Run dos Açores

A Associação Desportiva Nós Acreditamos conquistou o 1ºLugar por equipas na distância de Ultra Trail nos 62KM, no...